ESTUDO DE MERCADO PARA ABERTURA DE UMA AGROINDÚSTRIA DE CAFÉ NA REGIÃO DO ALTO PARANAÍBA, MINAS GERAIS, BRASIL
Resumo
Umas das definições do termo agroindústria encontradas na bibliografia é o segmento que adiciona valor ao permutar as matérias primas agropecuárias em produtos. Neste ramo, o café especial atinge grandes avanços na demanda tanto no mercado nacional, quanto internacional. Assim, para as empresas conseguirem se destacar e conseguirem vantagens competitivas em relação aos seus competidores é importante atender requisitos para o crescimento do negócio. Com isso, é importante para as organizações a realização de um estudo agroindustrial, com conceitos fundamentais desde a estimativa da fatia pretendida de mercado até a análise de localização da empresa. Este artigo busca definir elementos essenciais em um projeto agroindustrial, como a definição da fatia de mercado, demanda, maquinários utilizados, balanço de energia e de massa, localização e layout. Foram realizadas pesquisas de mercado, além de aplicações de métodos de centro de gravidade, fluxo de caixa e VPL. Ademais, o estudo se baseou em variáveis tanto quantitativas quanto qualitativas para definir o melhor cenário, além de definir se o empreendimento, nessas condições, são viáveis ou não.