LITERATURA INFANTIL E A EXPLORAÇÃO DOS CONHECIMENTOS MATEMÁTICOS NO CONTEXTO DE UM CENTRO DE EDUCAÇÃO INFANTIL NA CIDADE DE NAVIRAÍ-MS
Resumo
O presente trabalho, é um estudo exploratório a partir da apreciação crítica de algumas obras de Literatura Infantil em relação as possibilidades de problematização matemática com crianças de um Centro Integrado de Educação Infantil da cidade de Naviraí, no interior do Estado do Mato Grosso do Sul (MS). A pesquisa nos leva a adquirir conhecimentos sobre quais livros poderemos recorrer no trabalho docente, quando intencionalizar abordar conhecimentos matemáticos no espaço-tempo da Educação Infantil (4 a 5 anos), dentro do eixo de conhecimentos "espaços, tempos, quantidades, relações e transformações". Tomamos como base a constatação que a literatura infantil representa um contexto significativo para a aprendizagem de noções matemáticas e que ao localizar estas obras apresentamos quais tipos de conhecimentos são encontrados nos livros de acordo com as orientações estabelecidos pelo documento normativo Base Nacional Comum Curricular – BNCC (BRASIL, 2018). Em síntese, buscamos também refletir para além da centralidade do trabalho com obras que focalizam os conhecimentos em números e sistema de numeração. Pelas análises, concluímos que é possível também abordar conhecimentos relativos à grandezas e medidas; espaço e forma, também, segundo autores da temática, o pensamento combinatório, probabilidade e estatística.