USO DE DADOS ABERTOS COMO ESTRATÉGIA DE APOIO A TOMADA DE DECISÕES NO COMBATE A INCÊNDIOS FLORESTAIS NO BIOMA PANTANAL DO MATO GROSSO DO SUL

  • Samara Hurtado Ramos Universidade Federal do Mato Grosso do Sul
  • Bárbara Regina Gonçalves da Silva Barros Universidade Federal de Mato Grosso do Sul
  • Emanuel A. de A. F. da Fonseca Universidade Federal de Mato Grosso do Sul

Resumo

Percebe-se a importância da ocupação territorial do bioma Pantanal que influencia o setor econômico, turístico e ambiental do MS e como a incidência de queimadas não controladas pode prejudicar o desenvolvimento econômico sustentável, a preservação da fauna e flora local e a qualidade de vida das pessoas que vivem próximas às regiões mais afetadas. Assim, a pesquisa teve o objetivo de demonstrar como os dados abertos, disponibilizados nas plataformas digitais do Instituto Nacional de Pesquisas Espaciais (INPE), podem ser utilizados como estratégia de apoio na tomada de decisões mediante a áreas de risco para incêndios florestais no Pantanal de Mato Grosso do Sul. A metodologia utilizada baseou-se em pesquisa exploratória, visando a busca de material bibliográfico e pesquisas nas plataformas de dados abertos do INPE. Foi possível concluir, que os dados abertos do INPE podem contribuir com a fomentação de pesquisas relacionadas às queimadas nos biomas brasileiros, além de poder auxiliar órgãos fiscalizadores a acompanhar as ocorrências de focos de incêndio. Os dados também podem identificar tendências, o que contribui no apoio à tomada de decisão em períodos críticos como a estiagem.

Publicado
2022-11-03
Como Citar
HURTADO RAMOS, S.; REGINA GONÇALVES DA SILVA BARROS, B.; A. DE A. F. DA FONSECA, E. USO DE DADOS ABERTOS COMO ESTRATÉGIA DE APOIO A TOMADA DE DECISÕES NO COMBATE A INCÊNDIOS FLORESTAIS NO BIOMA PANTANAL DO MATO GROSSO DO SUL. Encontro Internacional de Gestão, Desenvolvimento e Inovação (EIGEDIN), v. 6, n. 1, 3 nov. 2022.
Seção
EIXO 3 - Artigo Completo - Gestão de Organizações Públicas e Políticas Públicas