AS PERCEPÇÕES DAS MULHERES CONSUMIDORAS DE IGUATEMI (MS) ACERCA DA PRÁTICA DA TAXA ROSA NO COMÉRCIO LOCAL

  • Daniele Almeida do Império Universidade Federal de Mato Grosso do Sul (UFMS)
  • Victor Fraile Sordi Universidade Federal de Mato Grosso do Sul (UFMS)
  • Jaiane Aparecida Pereira Universidade Federal de Mato Grosso do Sul (UFMS)
  • Telma Romilda Duarte Vaz Universidade Federal de Mato Grosso do Sul (UFMS)

Resumo

O fenômeno pink tax ou taxa rosa ocorre quando produtos oferecidos ao público feminino são oferecidos por preços muito mais elevados em comparação aos mesmos produtos direcionados ao público masculino. Geralmente esses produtos apresentam apenas variação de cor e design, sendo seu conteúdo e finalidade idênticos, sendo mais caros pelo simples direcionamento de gênero do público-alvo. Este estudo buscou identificar percepções de consumidoras da cidade de Iguatemi-MS sobre a possível prática da taxa rosa no comércio local. Para tanto, aplicou-se uma pesquisa de natureza quantitativa do tipo survey, com a utilização de questionário digital enviado pela internet para mulheres consumidoras da cidade de Iguatemi, no estado de Mato Grosso do Sul. Os resultados indicam que as mulheres participantes da pesquisa em sua maioria percebem a diferenciação de preços por gênero, apesar de não conhecerem sobre o fenômeno da taxa rosa. E que os principais produtos em que essa diferenciação é percebida são em roupas e calçados, produtos de beleza e produtos de higiene pessoal. Outro fato importante, é que persiste uma divisão desigual das tarefas domésticas entre homens e mulheres, o que também pode impactar o fenômeno da taxa rosa.

Publicado
2022-11-05
Como Citar
DO IMPÉRIO, D. A.; SORDI, V. F.; PEREIRA , J. A.; VAZ, T. R. D. AS PERCEPÇÕES DAS MULHERES CONSUMIDORAS DE IGUATEMI (MS) ACERCA DA PRÁTICA DA TAXA ROSA NO COMÉRCIO LOCAL. Encontro Internacional de Gestão, Desenvolvimento e Inovação (EIGEDIN), v. 6, n. 1, 5 nov. 2022.