ATRIBUTOS PARA ESCOLHA DE LOJA DE DEPARTAMENTOS PARA REALIZAÇÃO DE COMPRAS ONLINE

um levantamento em Laguna Carapã/MS

  • Josiane Lima de Oliveira UFGD - Universidade Federal da Grande Dourados
  • Jose Jair Soares Viana UFGD
  • Rosemar José Hall UFGD - Universidade Federal da Grande Dourados

Resumo

A pandemia de COVID-19 contribuiu para aumentar velocidade do avanço do e-commerce, o que evidenciou a importância de estudar o comportamento do consumidor nas compras online. Assim, o objetivo deste trabalho foi ranquear os atributos de escolha do consumidor de Laguna Carapã/MS para decidir em qual loja de departamento fazer compras na modalidade online. Como parte de um estudo mais abrangente, utilizou-se um questionário para levantar a percepção junto a residentes na cidade quanto ao grau de concordância com os atributos de escolha de loja de departamentos, conforme tipologia elaborada com base em Banov (2017), para realizar compras via internet. Pelos resultados obtidos, sobressaíram os atributos relacionados a “preço e condições de pagamentos” e “conveniência”, sendo que a segurança, sob a forma de “confiança na loja que realiza a compra”, apareceu em terceiro lugar entre os atributos avaliados. Não obstante, os resultados quanto aos atributos que apresentaram os piores desempenhos preocupam e dizem respeito em especial ao pós-vendas, atendimento e facilidade, o que talvez sugira que a escolha pelas lojas de departamentos para realizar compras tenha acontecido meramente pelas vantagens relacionadas mais a preço e variedade de produtos do que por satisfação na perspectiva do marketing de relacionamento.

Publicado
2022-11-12
Como Citar
OLIVEIRA, J. L. DE; SOARES VIANA, J. J.; HALL, R. J. ATRIBUTOS PARA ESCOLHA DE LOJA DE DEPARTAMENTOS PARA REALIZAÇÃO DE COMPRAS ONLINE. Encontro Internacional de Gestão, Desenvolvimento e Inovação (EIGEDIN), v. 6, n. 1, 12 nov. 2022.