A CONSTITUIÇÃO DA MASCULINIDADE E FEMINILIDADE NA EDUCAÇÃO INFANTIL

Resumo

O objetivo deste trabalho é entender sob o prisma da bibliografia como que se constituí os papéis sociais do gênero masculino e feminino na educação infantil. Para tal adotamos como método de pesquisa a abordagem bibliográfica exploratória. A base teórica da pesquisa foi pautada nos estudos de Felipe (2000), Vianna e Finco (2009), Pino (2005), Guizzo (2007), Louro (2004, 2012), Eliot (2013) e Giongo (2015). Após as análises podemos tecer como considerações do trabalho que meninas e meninos se constituem de formas diferenciadas. Por meio do brincar e da pressão exercida pelo adulto para a escolhas de brinquedos e brincadeiras de meninas e meninos vão de dando a constituição dos papeis de gênero desde a educação infantil.

Biografia do Autor

Leonardo Felipe Gonçalves Duarte, Universidade Cidade de São Paulo

Mestrando em Educação na Universidade Cidade de São Paulo-UNICID, Bolsista da Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior-CAPES (Edital 01/2021). Pós graduado em Pedagogia: gestão docência- PUC-PR. Graduado em Pedagogia pela Universidade Santo Amaro-UNISA. Realiza pesquisas na área de Educação com ênfase em Gênero e a presença masculina na educação infantil. É membro do grupo de pesquisa Educação Inclusiva e Políticas Públicas na linha de pesquisa Educação, Direitos Humanos e Diversidade da UNISA e do grupo de estudos e pesquisas em aprendizagem, desenvolvimento e inclusão na educação básica GEPADIEB.

Rodrigo Gonçalves Duarte, Universidade Cidade de São Paulo

Mestrando em Educação pela Universidade Cidade de São Paulo-UNICID, bolsista CAPES, (Edital 01/2021). Pós-graduado em Direitos humanos e questão social e Pedagogia: Gestão e Docência  pela PUC-PR. Graduando em Ciências Sociais (Licenciatura) pela Universidade Federal do Mato Grosso do Sul- UFMS. Graduado em Pedagogia e Filosofia pela Universidade Santo Amaro-UNISA. Membro da Rede de Estudos sobre Implementação de Políticas Públicas educacionais (REIPPE). Aluno pesquisador dos projetos financiado pela FAPESP "Implementação de políticas educacionais e equidade em contextos de vulnerabilidade social" (2021) e "Implementação de políticas educacionais e desigualdades frente a contextos de pandemia pelo covid-19" (2022). Membro do Projeto Arte & Resistência da UFMS/Campus Naviraí. Pesquisa sobre vários temas: Culturas; Políticas públicas educacionais; ensino de Filosofia e Ciências Sociais. Integrante do grupo de pesquisa: Implementação de Politicas Públicas Educacionais e Desigualdades-CNPq.

Ida Carneiro Martins, Universidade Cidade de São Paulo

Possui graduação em Educação Física pela Pontifícia Universidade Católica de Campinas/PUCCamp (1979), especialização em Educação Física Infantil pela Faculdades Integradas de Guarulhos/FIG (1982) e em Educação Motora na Escola pela Universidade Estadual de Campinas/UNICAMP (1991), mestrado em Educação Física pela Universidade Estadual de Campinas/UNICAMP (2002) na área de Pedagogia do Movimento e doutorado em Educação na Universidade Metodista de Piracicaba/UNIMEP (2009) na área de Formação de Professores. Foi professora da Educação Básica por 22 anos (1979-2001) e coordenadora da área de Educação Física do Colégio Notre Dame de Campinas/CND (1997-1999) para a implantação do currículo da área. Atuou como professora da Universidade Metodista de Piracicaba / UNIMEP (2001-2009; 2014-2016), da Universidade Federal da Grande Dourados/UFGD (2010-2011), da Universidade Nove de Julho/UNINOVE (2012-2014; 2016-2018). Foi professora do Programa de Pós-Graduação/PPGE em Educação da UNIMEP (2016-2018). Exerceu cargos de gestão como coordenadora de cursos de Educação Física na UNIMEP (2004-2008) e na UFGD (2010-2011) e Vice-diretora da Faculdade de Educação/FAED/UFGD (2011). Coordenou o Programa de Licenciaturas Internacionais PLI UNINOVE/UP, Processo 97/2012/CAPES (2012-2014). Atualmente é professora do Programa de Pós-Graduação em Educação - PPGE e do Mestrado Profissional em Formação de Gestores Educacionais ? PPGe-GE da Universidade Cidade de São Paulo - UNICID. Vice-Líder do Grupo de Estudos sobre Aprendizagem, Desenvolvimento Motor e Inclusão na Educação Básica/GEPADIEB, desenvolvendo pesquisas relacionadas aos temas: Jogos e Brincadeiras; Movimento Humano; Desenvolvimento Humano; Educação Infantil, Educação Básica, Educação Física Escolar e Práticas Educativas.

Publicado
2022-11-14
Como Citar
GONÇALVES DUARTE, L. F.; DUARTE, R. G.; MARTINS, I. C. A CONSTITUIÇÃO DA MASCULINIDADE E FEMINILIDADE NA EDUCAÇÃO INFANTIL. Encontro Internacional de Gestão, Desenvolvimento e Inovação (EIGEDIN), v. 6, n. 1, 14 nov. 2022.
Seção
EIXO 4 - Resumo Expandido - Inovação, Tecnologia e Empreendedorismo