O ENSINO E APRENDIZAGEM POR MEIO DE AULAS PRÁTICAS NO CURSO DE ENGENHARIA DE ENERGIA
disciplina Laboratório de Energia 1
Resumo
No Brasil, os cursos de Engenharia, em suma maioria, apresentam grades curriculares com conteúdo teórico. Uma modalidade que torna o processo de ensino-aprendizagem atrativa para o estudante, são as aulas práticas, que auxiliam na compreensão de conteúdos extensos e, muitas vezes, de complexo atendimento. O presente artigo objetiva apresentar as contribuições das aulas laboratoriais relacionadas a Biocombustíveis Sólidos na disciplina de Laboratório de Energia I, do curso de Engenharia de Energia da Universidade Federal do Paraná – Setor Palotina. Realizou-se experimentos de caracterização físico-química e energética de pellets comerciais de pinus e os resultados referentes a experiência de ensino aprendizagem relatada neste evento. Como resultados verificou-se que ao realizar os procedimentos práticos realizados, o grupo pode discutir com o docente sobre os conceitos adquiridos durante as aulas teóricas, ou seja, retomar e relacionar os conceitos e conteúdo trabalhado na disciplina teórica de Biocombustíveis sólidos. Por fim, notou-se maior interação entre professor-aluno, além do desempenho na participação das práticas, o que levou a melhor compreensão dos conceitos vistos em sala de aula.
Palavras-chave: Aulas experimentais; Biomassa; Laboratório; Pellets.