O ENSINO E APRENDIZAGEM POR MEIO DE AULAS PRÁTICAS NO CURSO DE ENGENHARIA DE ENERGIA

disciplina Laboratório de Energia 1

  • Grazielli Bueno Instituto Federal do Paraná - IFPR Campus Assis Chateaubriand
  • Gabriella Ritter Gonçalves de Oliveira Universidade Federal do Paraná - Setor Palotina
  • Marcelo Augusto de Lima Santana Universidade Federal do Paraná - Setor Palotina
  • Natália Izabel Neumann Jorge Universidade Federal do Paraná - Setor Palotina
  • Karine Cristine Paulino dos Anjos
  • Adriana Ferla de Oliveria Universidade Federal do Paraná - Setor Palotina

Resumo

No Brasil, os cursos de Engenharia, em suma maioria, apresentam grades curriculares com conteúdo teórico. Uma modalidade que torna o processo de ensino-aprendizagem atrativa para o estudante, são as aulas práticas, que auxiliam na compreensão de conteúdos extensos e, muitas vezes, de complexo atendimento. O presente artigo objetiva apresentar as contribuições das aulas laboratoriais relacionadas a Biocombustíveis Sólidos na disciplina de Laboratório de Energia I, do curso de Engenharia de Energia da Universidade Federal do Paraná – Setor Palotina. Realizou-se experimentos de caracterização físico-química e energética de pellets comerciais de pinus e os resultados referentes a experiência de ensino aprendizagem relatada neste evento. Como resultados verificou-se que ao realizar os procedimentos práticos realizados, o grupo pode discutir com o docente sobre os conceitos adquiridos durante as aulas teóricas, ou seja, retomar e relacionar os conceitos e conteúdo trabalhado na disciplina teórica de Biocombustíveis sólidos. Por fim, notou-se maior interação entre professor-aluno, além do desempenho na participação das práticas, o que levou a melhor compreensão dos conceitos vistos em sala de aula.

Palavras-chave: Aulas experimentais; Biomassa; Laboratório; Pellets.

Biografia do Autor

Grazielli Bueno, Instituto Federal do Paraná - IFPR Campus Assis Chateaubriand

Atualmente é estudante do Curso de Energia de Energia, possui graduação em Engenharia Elétrica com ênfase em Telecomunicações, pela Escola Pitágoras de Londrina (2009), especialização em Engenharia de Segurança do Trabalho pela Universidade Tecnológica Federal do Paraná (UTFPR-CP) - Campus Cornélio Procópio (2012) e Mestrado em Bioenergia pela Universidade Federal do Paraná (2022). Experiência docente em cursos técnicos integrados ao ensino médio e subsequentes, e graduação. Ministrando aulas em cursos técnicos posteriores em Agroecologia, Eletrotécnica e Eletromecânica e Edificações, Técnico Integrado em Eletromecânica e Agrícola e Nível Superior em Engenharia Elétrica. Suas principais áreas de atuação são: Instalações Elétricas Residenciais, Prediais e Industriais, Instalações Elétricas, Eficiência Energética, Energias Renováveis ​​e Segurança e Medicina do Trabalho. Atualmente atua como Coordenadora do Curso Técnico em Eletrotécnica Subsequente no IFPR - Campus Assis Chateaubriand.

Gabriella Ritter Gonçalves de Oliveira, Universidade Federal do Paraná - Setor Palotina

Graduanda em Engenharia de Energia na Universidade Federal do Paraná- Setor Palotina, atuou no projeto de pesquisa Rocket Girls - Meninas nas Ciências exatas e computação (2019-2020) e no Projeto de Extensão Meninas nas Ciências e o combate ao Covid (2020). 

Marcelo Augusto de Lima Santana , Universidade Federal do Paraná - Setor Palotina

Graduando do Curso de Engenharia de Energia.

Natália Izabel Neumann Jorge , Universidade Federal do Paraná - Setor Palotina

Estudante de Graduação em Engenharia de Energias Renováveis na Universidade Federal do Paraná, Setor Palotina. Atualmente, possui bolsa de Iniciação Científica pela Fundação Araucária. Durante 3 meses, obteve bolsa de estudos para Monitoria de Física 3. Durante 11 meses teve bolsa de estudos no Programa de Economia de Inovação da Universidade Federal de São Paulo (2013). Participou também como membro efetivo dos departamentos de Marketing e Projetos da Empresa Júnior Ciência e Tecnologia Multidisciplinar (ECTM-Jr) na mesma instituição (2013-2014).

Karine Cristine Paulino dos Anjos

Estudante do Curso de Engenharia de Energia

Adriana Ferla de Oliveria , Universidade Federal do Paraná - Setor Palotina

Graduada em Química - Licenciatura pela Universidade Estadual do Oeste do Paraná - UNIOESTE (2004), Mestre em Química - área de concentração Química Orgânica, pela Universidade Federal de Santa Maria - UFSM (2006) e Doutora em Agronomia - área de concentração Energia na Agricultura, pela Universidade Estadual Paulista "Júlio de Mesquita Filho" - UNESP (2011). Atualmente é Professora Associada, nível 1 da Universidade Federal do Paraná - UFPR - Setor Palotina e Vice Coordenadora do Programa de Pós-Graduação em Bioenergia da Universidade Federal do Paraná (UFPR). Atua na área de Bioenergia com ênfase em Biocombustíveis Sólidos e Ensino de Química.

Publicado
2022-11-02
Como Citar
BUENO, G.; RITTER GONÇALVES DE OLIVEIRA, G.; AUGUSTO DE LIMA SANTANA , M.; IZABEL NEUMANN JORGE , N.; CRISTINE PAULINO DOS ANJOS , K.; FERLA DE OLIVERIA , A. O ENSINO E APRENDIZAGEM POR MEIO DE AULAS PRÁTICAS NO CURSO DE ENGENHARIA DE ENERGIA. Encontro Internacional de Gestão, Desenvolvimento e Inovação (EIGEDIN), v. 6, n. 1, 2 nov. 2022.
Seção
EIXO 3 - Relato de Prática - Gestão de Organizações Públicas e Políticas Pública