ESPAÇOS QUE ENSINAM

um estudo sobre ambientes corporativos inovadores

Resumo

Esta pesquisa tem como tema geral a aprendizagem nos ambientes corporativos. Parte do contexto de que algumas empresas têm trazido para seus ambientes inovações em layout físico, organização de pessoas e uso de recursos para o trabalho, visando como isso tornar as relações mais humanizadas, integradas e flexíveis. Pelo exposto, a pesquisa teve como objetivo geral discutir sobre as transformações nos ambientes físicos de empresas como estratégia para mobilizar a colaboração, a aprendizagem e a criatividade no ambiente de trabalho. Para tal, realizou-se uma pesquisa do tipo Bibliográfica considerando a identificação e análise de fontes secundárias que apresentassem empresas brasileiras com ambientes inovadores. Foram selecionados 3 ambientes empresariais para descrição das características que poderiam impactar na aprendizagem colaborativa e criatividade das pessoas no ambiente organizacional. Como resultado desta análise foram apontadas cinco características dos ambientes como estímulo ao aprendizado colaborativo: integração de pessoas; flexibilidade de espaços: ambiente com estímulos visuais, comunicação compartilhada e com informação visual e espaços de descompressão. Por fim, as conclusões do trabalho destacam as motivações e necessidades de renovação nos ambientes corporativos como uma característica do movimento de evolução da sociedade trabalhadora.

Biografia do Autor

Francisco de Assis da Silva Medeiros, https://www.ufms.br/

PhD em Gestão pela Universidade de Trás-os-Montes e Alto Douro - UTAD. Mestre em Engenharia de Produção e Bacharel em Administração de Empresas pela Universidade Federal do Amazonas. Atualmente é Professor Adjunto da Universidade Federal de Mato Grosso do Sul (UFMS), Coordenador do curso de Administração do Câmpus de Chapadão do Sul - CPCS-UFMS. Tem experiência na área de Gestão e Negócios, atuando principalmente nos seguintes temas: marketing, gestão de pessoas, empreendedorismo, competitividade, inovação, produtividade, desenvolvimento regional, modelo Hélice Tríplice e aprendizagem organizacional.

Publicado
2022-11-12
Como Citar
SILVA TEIXEIRA, N.; MEDEIROS, F. DE A. DA S. ESPAÇOS QUE ENSINAM. Encontro Internacional de Gestão, Desenvolvimento e Inovação (EIGEDIN), v. 6, n. 1, 12 nov. 2022.