GAMIFICAÇÃO E JOGO NA EDUCAÇÃO BÁSICA EM TEMPOS DE PÓS PANDEMIA

  • Edina Alves UNICID
  • Ida Carneiro Martins

Resumo

O contexto escolar atual do Brasil, de pós pandemia, apresenta alunos que retornam à escola depois de aproximadamente dois anos, restritos ao ambiente do lar, muitos estudantes carentes, que além da defasagem educacional, emocional, passaram momentos de fome, quando estes se valem do lanche oferecido pela instituição de ensino. As escolas então receberam de volta alunos diferentes daqueles até o ano de 2020, com diversas lacunas. Uma das preocupações da escola é como manter o alunado engajado, despertar neles o interesse pelo aprender. A questão que se levanta e sem dúvidas tem incomodado muitos docentes é, quais formas, quais estratégias pedagógicas podem ser utilizadas na busca de despertar alunos para um aprender significativo? o objetivo deste trabalho é ressaltar a importância da utilização de metodologias ativas, em suas ramificações jogo e gamificação, os quais tem sido métodos eficazes e quando bem utilizados, artefatos promissores na tentativa de fomentar práticas que estimulam o protagonismo discente, e com isso minimizar as lacunas que a pandemia deixou no que se refere ao desenvolvimento escolar.

Publicado
2022-10-30
Como Citar
ALVES, E.; CARNEIRO MARTINS, I. GAMIFICAÇÃO E JOGO NA EDUCAÇÃO BÁSICA EM TEMPOS DE PÓS PANDEMIA. Encontro Internacional de Gestão, Desenvolvimento e Inovação (EIGEDIN), v. 6, n. 1, 30 out. 2022.
Seção
EIXO 3 - Resumo Expandido - Gestão de Organizações Públicas e Políticas Públicas