COMPORTAMENTO DO CONSUMIDOR DE ALIMENTOS ORGÂNICOS
um estudo baseado nas relações entre atributos-consequências-valores, avaliação pré-compra e intenção de compra
Resumo
A produção, comércio e consumo de alimentos orgânicos no Brasil e no mundo vem crescendo a cada ano e atingindo valores substanciais na economia global. Isso é reflexo de uma nova tendência dos consumidores que buscam melhores hábitos de consumo, produtos menos industrializados, com características mais saudáveis, com o mínimo ou sem conservantes e aditivos químicos e com rastreabilidade. Assim, conhecer o comportamento do consumidor de alimentos orgânicos, se torna essencial para desenvolver e atender todos os agentes envolvidos nesse grande mercado. Dessa forma, o presente estudo tem por objetivo testar as relações entre atributos-consequências-valores e seus impactos na avaliação pré-compra e intenção de compra dos consumidores de alimentos orgânicos. Está é uma pesquisa quantitativa e descritiva, onde foi utilizado um questionário autoadministrado na coleta de dados. As análises estatísticas foram apoiadas na técnica de Modelagem por Equações Estruturais (MEE). Os resultados da pesquisa, geraram contribuições gerenciais de grande valor na hora de formulações de estratégias de marketing, eficazes para o desenvolvimento do mercado de alimentos orgânicos. Além de avançar na explicação de como os valores pessoais podem influenciar alguns dos estágios finais do comportamento de compra do consumidor.