ASPECTOS ESTRUTURAIS DAS TESES E DISSERTAÇÕES NO BRASIL SOBRE A GESTÃO DO CONHECIMENTO NA ÁREA PÚBLICA
Resumo
Desde que Coelho (2004) identificou o pouco interesse da administração pública do Brasil pela Gestão do Conhecimento (GC), diversos estudos sobre o tema foram realizados, inclusive pelo Instituto de Pesquisa Econômica Aplicada. Em 2005 Batista et al identificaram que a GC era uma iniciativa isolada e pulverizada na administração pública, ausência de entendimento dos gestores e chefes acerca da GC, por sim propôs diretrizes para elaboração e política pública de GC. Nesse contexto, o objetivo desta pesquisa é descrever os aspectos estruturais das teses e dissertações no Brasil sobre a GC na área pública. Para isso, foi realizado o seguinte procedimento metodológico: consulta pelos termos “gestão do conhecimento na administração pública” e “gestão do conhecimento no setor público” no banco de teses e dissertações da capes. A seleção resultou em 34 documentos para analise. Os principais resultados apontam que os pesquisadores preferem aplicar instrumentos próprios para a coleta de dados, bem como que há ampla variedade de obras que fundamentam os trabalhos de pós-graduação, entretanto 88% das obras foram referenciadas em apenas um dos estudos. Por fim, a pesquisa apresenta a limitação de não ter se dedicado a análise de um aspecto mais restrito que possibilitasse maior profundidade no estudo.