ASPECTOS ESTRUTURAIS DAS TESES E DISSERTAÇÕES NO BRASIL SOBRE A GESTÃO DO CONHECIMENTO NA ÁREA PÚBLICA

Resumo

Desde que Coelho (2004) identificou o pouco interesse da administração pública do Brasil pela Gestão do Conhecimento (GC), diversos estudos sobre o tema foram realizados, inclusive pelo Instituto de Pesquisa Econômica Aplicada. Em 2005 Batista et al identificaram que a GC era uma iniciativa isolada e pulverizada na administração pública, ausência de entendimento dos gestores e chefes acerca da GC, por sim propôs diretrizes para elaboração e política pública de GC. Nesse contexto, o objetivo desta pesquisa é descrever os aspectos estruturais das teses e dissertações no Brasil sobre a GC na área pública. Para isso, foi realizado o seguinte procedimento metodológico: consulta pelos termos “gestão do conhecimento na administração pública” e “gestão do conhecimento no setor público” no banco de teses e dissertações da capes. A seleção resultou em 34 documentos para analise. Os principais resultados apontam que os pesquisadores preferem aplicar instrumentos próprios para a coleta de dados, bem como que há ampla variedade de obras que fundamentam os trabalhos de pós-graduação, entretanto 88% das obras foram referenciadas em apenas um dos estudos. Por fim, a pesquisa apresenta a limitação de não ter se dedicado a análise de um aspecto mais restrito que possibilitasse maior profundidade no estudo.

 

Biografia do Autor

Davisson Lucas Vieira Afonso, Universidade Federal de Rondônia

Mestrando do Programa de Mestrado Profissional em Administração Pública, pela associada Universidade Federal de Rondônia. Graduado em Ciências Contábeis pela Universidade Federal de Rondônia

Iluska Lobo Braga, Universidade Federal de Rondônia

É doutora em Administração pela Universidade do Grande Rio. Atualmente é professora titular da Universidade Federal de Rondônia e Chefe do Departamento de Ciências Contábeis no campus de Porto Velho.

Publicado
2022-11-14
Como Citar
VIEIRA AFONSO, D. L.; BRAGA, I. L. ASPECTOS ESTRUTURAIS DAS TESES E DISSERTAÇÕES NO BRASIL SOBRE A GESTÃO DO CONHECIMENTO NA ÁREA PÚBLICA. Encontro Internacional de Gestão, Desenvolvimento e Inovação (EIGEDIN), v. 6, n. 1, 14 nov. 2022.
Seção
EIXO 2 - Artigo Completo - Gestão de Pessoas e Processos