THE DETERMINING FACTORS OF ENTREPRENEURIAL INTENTION IN THE BRAZILIAN CONTEXT
Resumo
Este estudo analisa a influência de empreendedores familiares e construtos comportamentais sustentáveis e inovadores na intenção empreendedora de estudantes universitários. As bases teórico-metodológicas de Liñán e Chen (2009) foram adotadas para intenção empreendedora e familiares empreendedores; de Gonçalves-Dias et al. (2009) relacionados ao comportamento sustentável; e Foxall e Hackett (1992) referindo-se ao comportamento inovador. Trata-se de um estudo quantitativo, baseado em uma pesquisa realizada com 285 estudantes de graduação em administração de uma universidade pública do Brasil. Os dados foram submetidos à análise fatorial, regressão logística e análise de classificação e árvore de regressão (CART). Os resultados mostraram: (i) há influência dos empreendedores familiares na intenção empreendedora dos universitários; (ii) há influência do comportamento sustentável na intenção empreendedora dos universitários; e (iii) há influência do comportamento inovador na intenção empreendedora dos universitários. Os resultados contribuem para a literatura empírica e conceitual sobre inovação e sustentabilidade no contexto do empreendedorismo. Embora a literatura sobre intenção empreendedora seja extensa, tanto em bases de dados nacionais quanto internacionais, não foram encontrados estudos que permitissem alinhar inovação e sustentabilidade na intenção empreendedora de estudantes universitários, que é a inovação fundamental deste estudo.