ENSINAR A PENSAR
as tecnologias na educação e o trabalho docente na sociedade do conhecimento
Resumo
A partir da pesquisa desenvolvida pelo autor Victor Manuel Gomez intitulado de “El docente y la profesión docente: su papel en la desigualdad social de educación de calidad” que discute sobre a importância da qualidade dos professores e da profissão docente, na igualdade social de oportunidades na educação. Este estudo tem como objetivo Refletir sobre a sociedade do conhecimento, o uso das tecnologias na educação, o trabalho e a formação do profissional docente. A metodologia se organiza a partir de uma pesquisa qualitativa de natureza bibliográfica, uma vez que busca-se adquirir maiores informações teóricas a respeito do tema, onde é exposto a visão de diferentes autores a cerca do assunto a ser tratado. As discussões promovidas nesse estudo evidenciaram que os recursos não só tecnológicos mais os demais, não são disponíveis de forma igualitária, mas acredita-se que apesar da escola pública apresentar-se como uma reprodutora das desigualdades, ainda tem um caráter transformador.