ENSINAR A PENSAR

as tecnologias na educação e o trabalho docente na sociedade do conhecimento

Autores

  • Luana Almeida Ayala Universidade Federal da Grande Dourados
  • Suzana Marssaro Santos Sakaue
  • Luci Almeida da Silva

Resumo

A partir da pesquisa desenvolvida pelo autor Victor Manuel Gomez intitulado de “El docente y la profesión docente: su papel en la desigualdad social de educación de calidad” que discute sobre a importância da qualidade dos professores e da profissão docente, na igualdade social de oportunidades na educação. Este estudo tem como objetivo Refletir sobre a sociedade do conhecimento, o uso das tecnologias na educação, o trabalho e a formação do profissional docente. A metodologia se organiza a partir de uma pesquisa qualitativa de natureza bibliográfica, uma vez que busca-se adquirir maiores informações teóricas a respeito do tema, onde é exposto a visão de diferentes autores a cerca do assunto a ser tratado.  As discussões promovidas nesse estudo evidenciaram que os recursos não só tecnológicos mais os demais, não são disponíveis de forma igualitária, mas acredita-se que apesar da escola pública apresentar-se como uma reprodutora das desigualdades, ainda tem um caráter transformador.

Biografia do Autor

  • Luana Almeida Ayala, Universidade Federal da Grande Dourados

    Doutoranda em Educação pelo Programa de Pós-graduação em Educação (PPGedu) da Universidade Federal da Grande Dourados (UFGD). Mestre em Educação, pelo Programa de Pós-graduação em Educação (PPGedu) da Universidade Federal da Grande Dourados (UFGD). Pedagoga, Habilitação plena, pela Universidade Federal de Mato Grosso do Sul (UFMS). Tem experiência como Professora Tradutora e Interprete de LIBRAS na Educação Infantil, Ensino Fundamental e Ensino Médio. Atualmente é professora do Atendimento Educacional Especializado na Universidade Estadual Mato Grosso do Sul (UEMS) e professora mediadora do curso de graduação do  Instituto Nacional de Educação de Surdos (Ines) Pedagogia Bílingue. Suas áreas de pesquisa são: Tecnologias Educacionais, Tecnologias assistivas, Educação Especial e Inclusiva. 

Downloads

Publicado

2022-11-02

Edição

Seção

EIXO 4 - Resumo Expandido - Inovação, Tecnologia e Empreendedorismo

Como Citar

AYALA, Luana Almeida; MARSSARO SANTOS SAKAUE , Suzana; ALMEIDA DA SILVA, Luci. ENSINAR A PENSAR: as tecnologias na educação e o trabalho docente na sociedade do conhecimento. Encontro Internacional de Gestão, Desenvolvimento e Inovação (EIGEDIN), [S. l.], v. 6, n. 1, 2022. Disponível em: https://periodicos.ufms.br/index.php/EIGEDIN/article/view/17340. Acesso em: 23 fev. 2026.