O USO DE REDES SOCIAIS POR MICROEMPREENDEDORAS EM TEMPOS DE PANDEMIA

  • Flávia Lima dos Santos Universidade Federal de Sergipe (UFS)
  • Adrianne Garcia Fundação Getúlio Vargas
  • Ronalty Oliveira Rocha Universidade Federal do Paraná (UFPR)

Resumo

A pandemia de COVID-19, dentro outros reflexos, acentuou o papel  e importância das redes sociais no funcionamento da sociedade e das empresas em geral, inclusive nos pequenos negócios gerenciados por mulheres, isto é, por microempreendedoras. Nesse sentido, esse trabalho teve como objetivo compreender o uso de redes sociais, por microempreendedoras, nos anos iniciais da pandemia de COVID-19. Para tanto, foi realizado um estudo qualitativo-descritivo, cuja coleta de dados se deu por meio de entrevistas e questionários. Os resultados demonstraram que durante a pandemia o Instagram e Whatsapp foram as redes sociais mais utilizadas, que a geração de vendas e manutenção de funcionamento foram os principais benefícios de uso, que microempreendedoras não realizam um planejamento de uso estruturado e que a manutenção do engajamento é a principal dificuldade no uso de redes sociais por microempreendedoras.

Biografia do Autor

Flávia Lima dos Santos, Universidade Federal de Sergipe (UFS)

Bacharel em Administração pela Universidade Federal de Sergipe (UFS)

Adrianne Garcia, Fundação Getúlio Vargas

Doutoranda em Administração pela Fundação Getúlio Vargas.

Mestre em Administração pelo Programa de Pós-Graduação em Administração da Universidade Federal de Sergipe (PROPADM/UFS).

Professora substituta do Departamento de Administração da Universidade Federal de Sergipe (DAD/UFS)

Publicado
2022-11-12
Como Citar
LIMA DOS SANTOS, F.; GARCIA, A.; ROCHA, R. O. O USO DE REDES SOCIAIS POR MICROEMPREENDEDORAS EM TEMPOS DE PANDEMIA. Encontro Internacional de Gestão, Desenvolvimento e Inovação (EIGEDIN), v. 6, n. 1, 12 nov. 2022.