AS DEMANDAS NÃO TIRAM FÉRIAS NEM SE APOSENTAM

estudo sobre a gestão do conhecimento na Administração Pública com ênfase nas resoluções do Conselho Superior da Justiça do Trabalho

Resumo

O objetivo geral deste artigo é realizar levantamento nas resoluções do CSJT sobre a utilização da Gestão do Conhecimento (GC) como ferramenta para a continuidade da prestação de serviço interno e externo mesmo com ausência de servidores. A revisão teórica apresenta reflexões sobre a gestão pública, a gestão do conhecimento, a gestão por competências como propulsora da GC e as hipóteses de ausência de servidores públicos. Trata-se de pesquisa de abordagem qualitativa, de natureza descritiva, com utilização de estudo de caso como estratégia. Foram identificadas a publicação de 295 resoluções no período de 2005 a 202, das quais oito foram analisadas por estarem adequadas aos critérios do estudo. O resultado da pesquisa descreve os mecanismos de construção do conhecimento, levanta os aspectos da gestão de pessoas por competência e identifica as estratégias de GC presentes nas normas analisadas. Concluiu-se que não há regulamentação da GC em resolução específica, mas sim como aspecto contido em outras resoluções. Dessa forma, recomenda-se estudo sobre o nível de maturidade da GC no Poder Judiciário, pesquisa sobre a ameaça causada pela ausência de GC para a gestão administrativa da Justiça do Trabalho, consequentemente a regulamentação da GC na Justiça do Trabalho pelo CSJT.

Biografia do Autor

Davisson Lucas Vieira Afonso, Universidade Federal de Rondônia

Mestrando do Programa de Mestrado Profissional em Administração Pública - PROFIAP - UNIR. Especialização MBA em Contabilidade Pública e Responsabilidade Fiscal. Especialização em Gestão Financeira no Setor Público. Graduação em Ciências Contábeis pela Universidade Federal de Rondônia (2015). Atualmente é técnico judiciário - área administrativa - Tribunal Regional do Trabalho da 14ª Região.

Rosalia Maria Passos da Silva, Universidade Federal de Rondônia

É Doutora em Administração pela Universidade Federal do Rio Grande do Sul. Atualmente é Professora Adjunta da Universidade Federal de Rondônia, lecionando nos Cursos de Graduação em Administração, Economia, Ciências Contábeis e Biblioteconomia. Docente do Programa de Pós-Graduação em Administração da Fundação Universidade Federal de Rondônia-UNIR, Mestrado Profissional em Administração Pública-PROFIAP e Pós-graduação em Gestão Pública e Gestão Pública Municipal da UAB-UNIR. Atua no Centro de Estudos Interdisciplinar em Desenvolvimento Sustentável da Amazônia-CEDSA, nas linhas de pesquisa Sistemas Agroambientais e Sustentabilidade, Gestão de Organizações e Arranjos Produtivos Locais. Desenvolve pesquisa sobre processo decisório e sistemas de informação como apoio à decisão com ênfase em Administração Pública.

Iluska Lobo Braga, Universidade Federal de Rondônia

É doutora em Administração pela Universidade do Grande Rio. Atualmente é professora titular da Universidade Federal de Rondônia e Chefe do Departamento de Ciências Contábeis no campus de Porto Velho.

Publicado
2022-11-14
Como Citar
VIEIRA AFONSO, D. L.; PASSOS DA SILVA, R. M.; BRAGA, I. L. AS DEMANDAS NÃO TIRAM FÉRIAS NEM SE APOSENTAM . Encontro Internacional de Gestão, Desenvolvimento e Inovação (EIGEDIN), v. 6, n. 1, 14 nov. 2022.
Seção
EIXO 2 - Artigo Completo - Gestão de Pessoas e Processos