A AVALIAÇÃO INSTITUCIONAL E A TAXONOMIA DE BLOOM NO CONTEXTO DE POLÍTICA PÚBLICA EDUCACIONAL

Resumo

Este artigo se propõe a uma breve discussão acerca da Taxonomia de Bloom associada aos processos de ensino-aprendizagem no contexto das avaliações institucionais. Com isso, o objetivo central consistiu em investigar os processos de ensino-aprendizagem avaliados por meio das avaliações institucionais associados aos princípios da Taxonomia de Bloom revisada. Para tal, foi adotada uma metodologia exploratória mista que abrange as modalidades qualitativa e quantitativa. Além disso, foram realizadas uma revisão bibliográfica, uma pesquisa documental e uma busca de dados e informações disponibilizadas pelo Instituto Nacional de Estudo e Pesquisas Educacionais (Inep). As evidências apontaram para um possível enriquecimento dos processos avaliativos nos contornos das avaliações institucionais. Além disso, ser viável e possível a   utilização dos construtos da Taxonomia de Bloom nos itens construídos para essas avaliações.

Biografia do Autor

Atair Silva de Sousa, Universidade de São Paulo (USP)

Pesquisador em Informações e Avaliações Educacionias no Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais - Anísio Teixeira - Inep.

Doutorando em Educação pela Universidade de São Paulo (USP). Mestrado em Gestão e Avaliação da Educação Pública pela Universidade Federal de Juiz de Fora (UFJF). Especialização em Gestão Pública pela Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG). Especialização em Ensino de Ciências - Física pela Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG). Graduado (Licenciatura) em Física pela Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG).

 

Publicado
2024-05-15
Como Citar
SOUSA, A. S. DE. A AVALIAÇÃO INSTITUCIONAL E A TAXONOMIA DE BLOOM NO CONTEXTO DE POLÍTICA PÚBLICA EDUCACIONAL. Encontro Internacional de Gestão, Desenvolvimento e Inovação (EIGEDIN), v. 7, n. 1, 15 maio 2024.
Seção
EIXO 3 - Artigo Completo - Gestão de Organizações Públicas e Políticas Públicas