TENDÊNCIAS E DESAFIOS NA AVALIAÇÃO DE IMPACTO DE PROGRAMAS DE ADAPTAÇÃO ÀS MUDANÇAS CLIMÁTICAS

uma revisão sistemática PRISMA

Resumo

Este estudo aborda a avaliação de métodos para adaptação do agronegócio às mudanças climáticas, utilizando uma abordagem exploratória e quantitativa. Por meio de uma revisão sistemática da literatura, foram identificados 77 artigos relevantes, após uma triagem rigorosa. Os principais métodos incluíram modelos de avaliação econômica, climáticos, integrados e de gestão global. Os resultados revelaram um crescimento na produção científica ao longo dos anos, com forte contribuição de países como Reino Unido, EUA e Países Baixos. Temas recorrentes incluíram mitigação de carbono, modelos integrados e impactos regionais. A análise de autores destacou líderes influentes na pesquisa, como Detlef P. van Vuuren e Shinichiro Fujimori. Concluiu-se que, embora haja uma diversidade de métodos e abordagens, há uma necessidade de colaboração interdisciplinar e uma busca por estratégias adaptativas sustentáveis. O estudo enfatiza a importância de atualizações contínuas nos modelos e uma abordagem colaborativa para enfrentar os desafios climáticos no agronegócio.

Biografia do Autor

Willian dos Santos Flores, Universidade Federal de Mato Grosso do Sul, Naviraí, Mato Grosso do Sul, Brasil

SAP/CPNV/UFMS

Madalena Maria Schlindwein, Universidade Federal da Grande Dourados

Bolsista de Produtividade em Pesquisa - PQ-2 e Coordenadora do Grupo de Pesquisa 'Bioeconomia e Desenvolvimento Socioeconômico Sustentável'. Graduada em Ciências Econômicas, pela Universidade Estadual do Oeste do Paraná (2000), Mestre em Economia Rural, pela Universidade Federal do Ceará (2002) e Doutora em Ciências, área de concentração em Economia Aplicada, pela Escola Superior de Agricultura Luiz de Queiroz - Esalq-USP (2006). Professora e Pesquisadora na Universidade Federal da Grande Dourados (2008), Faculdade de Administração, Ciências Contábeis e Economia. Professora do Quadro Permanente do Programa de Pós-Graduação em Agronegócios da UFGD (2011), com atuação nos Cursos de Mestrado e Doutorado. Tem experiência na área de Economia, Desenvolvimento Sustentável e Análises Interdisciplinares, atuando principalmente nos seguintes temas: desenvolvimento sustentável; bioeconomia; agricultura familiar sustentável; indicadores de sustentabilidade; produção em sistemas agroflorestais; indicadores socioeconômicos; pesquisas de orçamentos familiares; e, custo de oportunidade do tempo da mulher.

Jonathan Gonçalves da Silva, Universidade Federal da Grande Dourados

Professor Adjunto III da Universidade Federal da Grande Dourados, onde tem desenvolvido suas pesquisas em temas relacionados à transição do Brasil para uma economia de baixo carbono. Além disso, tem estudado, por mais de dez anos, alternativas economicamente viáveis para reduzir o desmatamento nos biomas Amazônia, Cerrado, bem como das emissões de gases de efeito estufa decorrentes desse processo. O Prof. Jonathan Gonçalves da Silva foi pesquisador visitante na Universidade de Monash (Austrália) e é doutor em Economia Aplicada pela Universidade de São Paulo.

Roselaine Bonfim De Almeida, Universidade Federal da Grande Dourados

Possui graduação em Ciências Econômicas pela Universidade Estadual Paulista Júlio de Mesquita Filho (UNESP), mestrado em Economia Aplicada pela Faculdade de Economia, Administração e Contabilidade de Ribeirão Preto (FEARP-USP) e doutorado em Economia Aplicada pela ESALQ-USP. Atua como Professora Associada I na Universidade Federal da Grande Dourados (UFGD). Professora do Quadro Permanente do Programa de Pós-Graduação em Agronegócios da UFGD, com atuação nos Cursos de Mestrado e Doutorado. Desde o ano de 2022 participa da diretoria da Sociedade Brasileira de Economia, Administração e Sociologia Rural (SOBER) como Representante Regional do Centro-Oeste.

Leandro Vinícios Carvalho, Universidade Federal da Grande Dourados

Possui graduação em Ciências Econômicas pela Escola Superior de Agricultura "Luiz de Queiroz" da Universidade de São Paulo, ESALQ/USP, e Mestrado em Economia Aplicada pela Universidade Federal de São Carlos, Campus de Sorocaba. Doutor em Economia Aplicada pela Escola Superior de Agricultura "Luiz de Queiroz" da Universidade de São Paulo, ESALQ/USP. Atualmente é Professor da Universidade Federal da Grande Dourados na Faculdade de Administração, Ciências Contábeis e Economia.Tem experiência em Economia na área de Métodos Quantitativos e nos temas de Políticas Macroeconômicas, Sistemas Agroindustriais e Políticas Agrícolas.

Publicado
2024-05-22
Como Citar
DOS SANTOS FLORES, W.; SCHLINDWEIN, M. M.; SILVA, J. G. DA; DE ALMEIDA, R. B.; CARVALHO, L. V. TENDÊNCIAS E DESAFIOS NA AVALIAÇÃO DE IMPACTO DE PROGRAMAS DE ADAPTAÇÃO ÀS MUDANÇAS CLIMÁTICAS. Encontro Internacional de Gestão, Desenvolvimento e Inovação (EIGEDIN), v. 7, n. 1, 22 maio 2024.
Seção
EIXO 6 - Artigo Completo - Gestão do Agronegócio, Economia e Bioeconomia