EDUCOMUNICAÇÃO E DESIGN PEDAGÓGICO NAS PLATAFORMAS DE INSTITUIÇÕES DE ENSINO SUPERIOR DE MS

  • Kleris da Rocha UFMS
  • Miriam Arguelho UFMS

Resumo

Este artigo busca lançar um olhar para os professores de alguns cursos de Licenciatura do Mato Grosso do Sul, considerando suas práticas, em relação à apropriação tecnológica e comunicacional com o uso de tecnologias digitais. Resulta do recorte de uma   pesquisa em andamento, conduzida pelo grupo de Estudos e Pesquisa em Educação e Tecnologias - EduTec/UFMS com o tema Práticas Pedagógicas e Tecnologias Digitais: Capital Tecnológico e Inovação Pedagógica na Formação Inicial de Professores. Tem como objetivo geral identificar e analisar as características educacional/comunicacional com o uso de tecnologias digitais e objetivos específicos. Como objetivos específicos mapear práticas inovadoras e verificar apropriação das tecnologias pelos professores. Trata-se de uma pesquisa qualitativa e que usa a metodologia do tipo bibliográfica. Os resultados da pesquisa indicam que embora utilizem algumas tecnologias digitais em suas rotinas e nas práticas na educação, os professores sentem necessidade de formação para o uso das tecnologias digitais. Que possamos despertar um olhar atento para a importância da qualidade de tempo e de investimento em inovação tecnológica para os docentes nas instituições de ensino superior.

Publicado
2024-05-20
Como Citar
DA ROCHA, K.; ARGUELHO, M. EDUCOMUNICAÇÃO E DESIGN PEDAGÓGICO NAS PLATAFORMAS DE INSTITUIÇÕES DE ENSINO SUPERIOR DE MS. Encontro Internacional de Gestão, Desenvolvimento e Inovação (EIGEDIN), v. 7, n. 1, 20 maio 2024.
Seção
EIXO 4 - Resumo Expandido - Inovação, Tecnologia e Empreendedorismo