EVOLUÇÃO DAS POLÍTICAS PÚBLICAS RELACIONADAS AO SANEAMENTO BÁSICO NO BRASIL NA DEFINIÇÃO DE AGENDA-SETTING

  • Thaysa Cervantes Ennes Doreto UFMS
  • Cibelle Queiroz de Melo UFMS
  • Gemael Chaebo UFMS
  • Silvio Paula Ribeiro UFMS

Resumo

O estudo teve como objetivo principal investigar a evolução das políticas públicas relacionadas ao saneamento básico no Brasil, no período de 2018 a 2022, na definição de agenda (agenda-setting). Para isso, apresenta um breve histórico do saneamento básico no Brasil e, na sequência, procura relacionar os impactos verificados na realização de obras públicas de infraestrutura para fornecimento de água e esgoto às diversas regiões do país nos últimos anos, através da análise de dados apresentados pelos sítios eletrônicos do Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE), Agência Nacional de Águas e Saneamento Básico (ANA), Sistema do Ministério das Cidades (SNIS), relatório emitido pela Organização Trata Brasil, além do auxílio da ferramenta Google Trends para visualizar o impacto midiático sobre o assunto na criação de políticas públicas. Os resultados apontam para maiores investimentos em distribuição da água potável, possibilidade de maior ampliação em rede de esgoto e o impacto ao longo dos anos, da opinião pública na agenda setting.

 

Biografia do Autor

Thaysa Cervantes Ennes Doreto, UFMS

Bacharel em Direito. Especialista em Direito Civil, Processo Civil e Constitucional. Mestranda em Administração Pública.

Publicado
2024-05-16
Como Citar
CERVANTES ENNES DORETO, T.; QUEIROZ DE MELO, C.; CHAEBO, G.; PAULA RIBEIRO, S. EVOLUÇÃO DAS POLÍTICAS PÚBLICAS RELACIONADAS AO SANEAMENTO BÁSICO NO BRASIL NA DEFINIÇÃO DE AGENDA-SETTING. Encontro Internacional de Gestão, Desenvolvimento e Inovação (EIGEDIN), v. 7, n. 1, 16 maio 2024.
Seção
EIXO 3 - Artigo Completo - Gestão de Organizações Públicas e Políticas Públicas