O EFEITO DO MARKETING DE INFLUÊNCIA NA DECISÃO DE COMPRA DOS CONSUMIDORES
Resumo
Este estudo tem por objetivo principal analisar o efeito do marketing de influência na decisão de compra dos consumidores universitários. Tendo em vista que pesquisar sobre marketing de influência compreende um tema contemporâneo e de interesse econômico, haja visto que, trata-se de uma ferramenta estratégica para as organizações quanto à sua imposição no mercado perante os segmentos em que atuam. Realizou-se uma pesquisa de finalidade descritiva, com abordagem quantitativa, utilizando para a coleta de dados a aplicação de questionário online em acadêmicos da Universidade Federal do Mato Grosso do Sul – UFMS, campus Nova Andradina-MS. Diante disso, destaca-se o quanto os consumidores confiam e acreditam na opinião e experiência dos influenciadores digitais, sendo que 82,7% dos participantes declararam acompanhar digitais influencers em suas redes sociais, sendo o WhatsApp, Instagram, Facebook, YouTube e TikTok as principais plataformas em que esses consumidores estabelecem conexão com o meio digital, promovendo a relação de troca entre marcas e consumidores, por intermédio dos influenciadores digitais. Por fim, evidencia-se que o marketing de influência tem efeito na decisão de compra dos consumidores.