ESTRATÉGIAS DE MARKETING UTILIZADAS PARA LANÇAMENTO DO FILME BARBIE

  • Jean Claudio Santana Silva Universidade Federal do Mato Grosso do Sul
  • Narle Silva Teixeira Universidade Federal do Mato Grosso do Sul

Resumo

Com a diversidade do conteúdo cinematográfico disponibilizado atualmente é essencial que as estratégias de divulgação de uma obra sejam muito bem traçadas para causar o interesse das pessoas pelo produto. Os 4P´s do Marketing: produto, preço, promoção e praça é uma teoria que pode ser utilizada para ler tais estratégias. Nesse contexto, a presente pesquisa teve por objetivo realizar a análise das principais estratégias promocionais utilizadas para lançamento­­­­ do filme Barbie, um dos maiores sucessos cinematográficos no ano de 2023. Trata-se, portanto, de uma pesquisa documental de abordagem qualitativa. O plano teórico do trabalho trouxe aspectos relacionados aos 4P´s do Marketing, Marketing de Guerrilha e Marketing Espontâneo, sendo os conceitos mais relevantes tratados ao decorrer da análise. Os resultados obtidos indicam que as estratégias de marketing utilizadas para promover partiram das tradicionais, como posters, teasers e trailers, porém buscando trazer uma abordagem mais digital e interativa. Ademais, foram aplicadas estratégias como o marketing de guerrilha e a interação do público através do uso da inteligência artificial, gerando o marketing espontâneo. Por fim, destacou-se como as estratégias promocionais utilizadas no filme poderiam ser aplicadas em outros contextos de negócio.

Biografia do Autor

Jean Claudio Santana Silva, Universidade Federal do Mato Grosso do Sul

Bacharél em Administração, formado em 2024 pela Universidade Federal do Mato Grosso do Sul, campus Chapadão do Sul. Ganhador do Acadêmico Destaque com maior coeficiente de rendimento da turma. 

Publicado
2024-06-02
Como Citar
SANTANA SILVA, J. C.; TEIXEIRA, N. S. ESTRATÉGIAS DE MARKETING UTILIZADAS PARA LANÇAMENTO DO FILME BARBIE. Encontro Internacional de Gestão, Desenvolvimento e Inovação (EIGEDIN), v. 7, n. 1, 2 jun. 2024.
Seção
EIXO 1 - Artigo Completo - Estratégia e Negócios