ADOÇÃO DA IA PELOS PEQUENOS EMPREENDIMENTOS

um ensaio a uma revisão sistemática da literatura

Resumo

O rápido avanço da inteligência artificial (IA) está transformando profundamente a sociedade e os negócios, superando previsões anteriores e se tornando uma parte indispensável do cotidiano das organizações. O objetivo do estudo é investigar o impacto da adoção da inteligência artificial pelos pequenos negócios. Desde a visão cética de economistas do século XIX até a realidade atual de carros autônomos, smartphones inteligentes e sistemas de aprendizado profundo, a IA tem revolucionado a forma como interage com a tecnologia. Essa evolução traz consigo uma variedade de benefícios, como automação de processos, análise de dados avançada e personalização das interações com clientes, mas também levanta preocupações sobre questões éticas, sociais e econômicas. No entanto, ao adotar uma abordagem cuidadosa e estratégica, é possível maximizar os benefícios da IA e mitigar os possíveis desafios, construindo um futuro sustentável e equitativo para todos.

Biografia do Autor

Anderson Ribeiro de Almeida, Instituto Federal do Paraná (IFPR)

Doutor em Meio Ambiente e Desenvolvimento Regional pela Universidade Anhanguera-Uniderp. Mestre em Produção e Gestão Agroindustrial pelo Programa de Pós-Graduação Stricto Sensu da Universidade Anhanguera-Uniderp (2012). MBA em Gestão Estratégica de Negócios pelo Centro Universitário Anhanguera Campo Grande (2010). Especialista em Pedagogia (2018). Graduado em Administração de Empresas pelo Centro Universitário da Grande Dourados - UNIGRAN (2008). Atualmente graduando em Ciências Econômicas. Professor do Ensino Básico Técnico e Tecnológico (EBTT) do Instituto Federal de Educação Ciência e Tecnologia do Paraná, lotado no Campus de Pinhais e Professor convidado na Universidade Federal da Fronteira Sul, Campus Realeza. Participante dos GPCA/IFPR - Grupo de Pesquisa em Computação Aplicada e GEFRONTTER - Grupo de Estudos em Fronteira, Turismo e Território.

William José Borges, Instituto Federal do Paraná

Doutor pelo Programa de Pós Graduação em Administração da Universidade Federal de Santa Catarina (CPGA/UFSC). Mestre pelo Programa de Pós-Graduação em Administração (PPA/UEM) na Universidade Estadual de Maringá (UEM). Bacharel em Administração pela Universidade Estadual de Maringá (UEM). Atualmente é professor e pesquisador do Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Paraná (IFPR) e integrante do diretório dos grupos de pesquisa do Brasil. As pesquisas desenvolvidas estão ligadas a inovação, tecnologia e ciência.

Publicado
2024-05-28
Como Citar
RIBEIRO DE ALMEIDA, A.; BORGES, W. J. ADOÇÃO DA IA PELOS PEQUENOS EMPREENDIMENTOS. Encontro Internacional de Gestão, Desenvolvimento e Inovação (EIGEDIN), v. 7, n. 1, 28 maio 2024.
Seção
EIXO 1- Resumo Expandido - Estratégia e Negócios