INOVAÇÃO EM SOCIEDADE RURAL E PERIURBANA COM A ADOÇÃO DE MARKETING DIGITAL NA AGRICULTURA FAMILIAR MINEIRA

  • Ítalo de Paula Casemiro Universidade Federal do Rio de Janeiro
  • Tallyrand Moreira Jorcelino
  • João Francisco Sarno Carvalho
  • Alyce Cardoso Campos
  • Sheldon William Silva

Resumo

Diante da relevância do marketing digital para os negócios, o presente estudo objetiva identificar os usos deste tipo de marketing feito por pequenos agricultores e propor um framework que auxilie na adoção de estratégias de marketing digital para esse público. Por meio de uma abordagem qualitativa e descritiva, o estudo coletou informações sobre o uso do marketing digital com 20 pequenos agricultores do Estado de Minas Gerais, no intuito de diagnosticar como estes têm utilizado este recurso. Para isso, foi desenvolvido um questionário com informações sociodemográficas e com questões versando sobre recursos de marketing digital utilizados entre produtores rurais. Ao todo foram obtidas 20 respostas, onde se notou o baixo uso e conhecimento de recursos de marketing digital entre os produtores, quadro esse que se justifica por limitações macroestruturais, como as deficiências de infraestrutura, falta de capacitação e também de aprimoramento das práticas de gestão. A partir dos resultados do presente estudo, espera-se que o framework proposto possa servir de referência para o planejamento estratégico de marketing digital para pequenos produtores rurais.

Biografia do Autor

Ítalo de Paula Casemiro, Universidade Federal do Rio de Janeiro

Acreano, natural de Rio Branco. Mestre em Administração pelo Programa de Pós-Graduação Mestrado em Administração da Universidade Federal de Rondônia - UNIR (2014), onde analisou a presença de conteúdos sobre gestão da diversidade nos currículos dos cursos de bacharelado em Administração de Universidades Federais do Brasil, tendo cursado esta pós-graduação como bolsista da Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior - CAPES. Bacharel em Administração de Empresas com Ênfase em Análise de Sistemas pelo Instituto de Ensino Superior do Acre - IESACRE (2011), tendo cursado o referido curso como beneficiário de bolsa integral através do Programa Universidade Para Todos - PROUNI. Graduando em Gastronomia pela Universidade Federal do Rio de Janeiro - UFRJ, onde desenvolveu como trabalho de conclusão de curso o estudo sobre o perfil da produção científica sobre gastronomia em periódicos brasileiros de turismo. Pós-graduando em Gestão Urbana e Saúde pela Escola Nacional de Saúde Pública Sérgio Arouca - ENSP-FIOCRUZ, onde desenvolve a proposta de intervenção intitulada "Gestão Urbana e Big Data: modificando a atuação na gestão, a partir da análise de grandes dados". Pós-graduando em Gestão Ambiental, onde desenvolve a pesquisa intitulada "Entre o Artesanal e o Convencional: Avaliação do Ciclo de Vida em Cervejarias Artesanais. Pesquisador do Grupo de Pesquisa em Gestão da Inovação e Tecnologia (GEITEC) e do Grupo de Estudos de Recepção Audiovisual na Educação em Ciências e Saúde (GERAES). Possui experiência na área de Administração, Alimentos e Educação, atuando principalmente nos seguintes temas: educação a distância, gastronomia contemporânea, segurança alimentar, comportamento organizacional, diversidade nas organizações, gestão ambiental, gestão urbana, sociologia urbana, tecnologias sociais, negócios sociais e divulgação científica. e. Áreas de interesse: gestão da diversidade, estudos sobre competências comportamentais em administração e ensino em administração.

Publicado
2024-05-22
Como Citar
CASEMIRO, ÍTALO DE P.; TALLYRAND MOREIRA JORCELINO; JOÃO FRANCISCO SARNO CARVALHO; ALYCE CARDOSO CAMPOS; SHELDON WILLIAM SILVA. INOVAÇÃO EM SOCIEDADE RURAL E PERIURBANA COM A ADOÇÃO DE MARKETING DIGITAL NA AGRICULTURA FAMILIAR MINEIRA. Encontro Internacional de Gestão, Desenvolvimento e Inovação (EIGEDIN), v. 7, n. 1, 22 maio 2024.
Seção
EIXO 6 - Resumo Expandido - Gestão do Agronegócio, Economia e Bioeconomia