CIENTISTAS DE DADOS

estudo das habilidades e ferramentas que utilizam

Resumo

O cientista de dados é uma profissão em ascensão, mas que carece de uma definição consensual e de um entendimento claro das habilidades requeridas. O objetivo do estudo é investigar essa função sob a ótica da academia, empregadores brasileiros e profissionais, focando nas habilidades e ferramentas utilizadas. Utilizando uma abordagem múltipla que inclui revisão sistemática da literatura, análise de anúncios de emprego no LinkedIn, e levantamento de dados secundários de prática profissional, o estudo busca uma compreensão abrangente. A análise revelou alinhamento em grande parte entre as perspectivas, com dados de campo complementando dados da literatura com detalhes técnicos de ferramentas e atualização de técnicas. Um modelo conceitual de habilidades e ferramentas necessárias foi desenvolvido, incluindo hard skills, soft skills, linguagens de programação, frameworks, bancos de dados, técnicas de machine learning e visualização de dados. O estudo conclui que, embora haja complementaridade nas habilidades requeridas pelas três perspectivas, as necessidades são extensas e heterogêneas, indicando a existência de diferentes grupos de cientistas de dados.

Biografia do Autor

Cesar Alexandre de Souza, Universidade de São Paulo

Cesar Alexandre de Souza possui graduação em Engenharia de Produção pela Universidade de São Paulo (1990), mestrado em Administração pela Universidade de São Paulo (2000) e doutorado em Administração pela Universidade de São Paulo (2004). É professor doutor da Universidade de São Paulo desde 2007 e membro permanente do Programa de Pós graduação stricto sensu em Administração (mestrado e doutorado) desde 2008. Tem experiência docente e em pesquisa na área de Administração de Empresas, com ênfase em Administração de Sistemas de Informação, atuando nos seguintes temas: gestão e governança de tecnologia de informação, implantação de sistemas empresariais, informatização de pequenas e médias empresas, novos modelos de negócios digitais, inteligência artificial e machine learning. Possui mais de 150 publicações, entre artigos em periódicos, capítulos de livros e artigos em conferências. Foi Coordenador da ANPAD na divisão de Administração da Informação/Sistemas de Informação (ADI) de 2018 a 2020 e membro do comitê científico da mesma divisão de 2009 a 2012 e de 2015 a 2017. Nesse período participou da organização de 10 eventos EnANPAD e 3 Eventos EnADI. Foi co-chair do Conf-IRM (International Conference on Information Resources Mangement) em 2013 em Natal, Brasil e co-program chair nas edições de 2015 (Ottawa), 2019 (Auckland) e 2021 (Linz-Austria). É coordenador do grupo de pesquisa NETS/FEA/USP (Núcleo de Estudos em Tecnologias, Modelagem e Sistemas em Administração), cadastrado no CNPq. Possui experiência profissional em empresas tendo atuado como CIO e consultor de TI em implantações de sistemas ERP e BI e em avaliação de projetos de investimentos em TI.

Rodrigo Baroni de Carvalho, Pontificia Universidade Católica de Minas Gerais (PUC Menas)

Rodrigo Baroni de Carvalho possui Doutorado em Ciência da Informação pela Universidade Federal de Minas Gerais (2006) com período de doutorado-sanduíche (2004 a 2005) na Universidade de Toronto, Canadá (Faculty of Information Studies). Tem graduação em Ciência da Computação pela Universidade Federal de Minas Gerais (1992) e Mestrado em Ciência da Informação pela Universidade Federal de Minas Gerais (2000). Recebeu o Prêmio UFMG de Teses pela melhor tese em Ciência da Informação defendida em 2006. Recebeu certificado PUCMinas de Reconhecimento Acadêmico em 2017, 2018, 2019, 2020,2021 e 2022 pelos resultados obtidos na Avaliação Docente.É Professor Adjunto da PUCMinas, atuando no Programa de Pós-Graduação em Administração (PPGA). Possui experiência de 17 anos como Analista de Sistemas, tendo atuado na Cemig, Acesita, Belgo Mineira Sistemas (Arcelor), Bemge e no Banco de Desenvolvimento de Minas Gerais (BDMG). Seus temas principais de pesquisa são: Gestão da Inovação, Gestão do Conhecimento, Gestão de Pessoas, Inteligência Competitiva, Gestão de Projetos, Tecnologia da Informação, Ciência da Informação, Administração Pública, Banco de Dados, Engenharia de Software e Sistemas de Informação. Foi membro do Comitê Científico da Divisão de Administração da Informação (ADI) da ANPAD de 2013 a 2017 e coordenador do tema Gestão da Informação da divisão acadêmica de Administração de Informação da ANPAD no biênio 2011-2012. Foi líder do tema Gestão Estratégica de TI e Governança de TI para o SEMEAD (Seminários de Administração) da USP de 2012 a 2018. Foi coordenador do Núcleo de Periódicos Científicos da Editora PUCMinas de 2016 a 2018. É editor desde 2012 da Revista de Economia Gestão da PUCMinas (Qualis A4) editada pelo Programa de Pós-Graduação em Administração da PUCMinas. É revisor de 32 periódicos nacionais e internacionais Qualis nas áreas de Administração e Ciência da Informação. Orientou 24 dissertações, 5 teses de doutorado e co-orientou 2 dissertações de Mestrado em Administração. Participou de 109 bancas de defesa de dissertação de Mestrado e 39 bancas de defesa de tese de Doutorado.Publicou 104 trabalhos em anais de eventos. Possui 11 capítulos de livros e 1 livro publicado. Publicou 12 artigos em periódicos internacionais, 45 artigos em periódicos nacionais e 16 trabalhos em anais de eventos internacionais no Canadá, Áustria, EUA (Havaí), Portugal, Chile, Argentina e Suíça. Foi 5 vezes Patrono, 5 vezes Paraninfo, 15 vezes Professor Homenageado de turmas de graduação e pós-graduação.

Juliana N. do Nascimento Correa, Universidade de São Paulo

Juliana Nelia é mestre e doutoranda em Administração (FEA/USP), na área de Métodos Quantitativos e Informática; especialista em Docência no Ensino Superior (IFSP); especialista em Gestão Pública pela (UEPG); especialista em Educação a Distância (UNIP); bacharel em Administração de Empresas (FECAP) - curso durante o qual usufruiu de Bolsa de Estudos Integral pelo Programa Universidade para Todos (PROUNI) -; bacharel em Ciências Contábeis (FEA/USP); e cursa bacharelado em Computação (UNIVESP). Atuou profissionalmente nas áreas de Finanças, Planejamento, Custos e Orçamento em empresas dos ramos de comunicação, farmacêutico, educacional e big techs. Principais interesses de pesquisa: data analytics, educação, inovação e tecnologias para o desenvolvimento.

Publicado
2024-05-20
Como Citar
PEREIRA, F.; SOUZA, C. A. DE; CARVALHO, R. B. DE; CORREA, J. N. DO N. CIENTISTAS DE DADOS. Encontro Internacional de Gestão, Desenvolvimento e Inovação (EIGEDIN), v. 7, n. 1, 20 maio 2024.
Seção
EIXO 4 - Resumo Expandido - Inovação, Tecnologia e Empreendedorismo