DIAGNÓSTICO DA CAPACIDADE DE INOVAÇÃO EM UMA EMPRESA FAMILIAR DO NORDESTE DO BRASIL
Resumo
São inúmeros os desafios e oportunidades enfrentados por uma empresa familiar ao decidir empreender e inovar, ressaltando a necessidade de equilibrar tradição e inovação para garantir o crescimento contínuo ao longo das gerações. Este estudo de caso analisa a capacidade de inovação em uma empresa familiar, do setor varejista alimentício, situada em Recife/Pernambuco. O texto busca examinar a capacidade de inovação diante das exigências do mercado atual, além de mostrar a perspectiva, convergente ou divergente, dos três níveis organizacionais da empresa (estratégico, tático e operacional). Apesar dos principais resultados demonstrarem a capacidade de inovação da empresa familiar analisada, verificou-se desafios a serem superados, como as disparidades no entendimento entre os níveis organizacionais e a necessidade de aprimoramento em áreas específicas, como em comunicação e relacionamentos (redes sociais) e aquelas voltadas à inovação em busca de vantagem competitiva. Ressalta-se que a empresa necessita estabelecer um ambiente propício à inovação, fortalecendo seus relacionamentos com clientes e fornecedores, além de incentivar o diálogo entre seus colaboradores e investir em capacitação. Espera-se contribuir para o entendimento dos desafios enfrentados e oferecer novas perspectivas para gestores e empreendedores que buscam preservar o legado familiar enquanto se adaptam às exigências do mercado contemporâneo.