IDENTIFICAÇÃO DE PRÁTICAS DE GREENWASHING NAS ORGANIZAÇÕES
uma abordagem a partir do constructo psicológico de dissonância cognitiva
Resumo
O estudo visa criar uma proposta para identificar o greenwashing em organizações. Foi articulado o conceito greenwashing ao constructo psicológico de dissonância cognitiva. O greenwashing consiste na divulgação de informações enganosas sobre sustentabilidade, focando em aspectos aparentemente sustentáveis. Para desenvolver uma estratégia de identificação do greenwashing foi importante analisar a coerência entre o discurso das organizações, observados nas comunicações realizadas por elas, e confrontá-las com suas práticas reais. Portanto, a dissonância cognitiva ofereceu uma lente valiosa para examinar essa relação, pois também se configura como uma contradição entre discursos e práticas. A pesquisa possui perspectiva interdisciplinar, integrando elementos da psicologia que permitiu uma compreensão mais abrangente sobre os comportamentos das organizações e suas implicações ambientais. A pesquisa adota uma abordagem metodológica aplicada e exploratória, com foco qualitativo. A coleta de dados decorreu de pesquisa bibliográfica e documental, utilizando fontes como RCS, publicações na mídia e documentos oficiais de diversas organizações. A análise desses dados buscou identificar possíveis casos de greenwashing, nas empresas Grupo Boticário, Petrobrás e Banco Bradesco e comparar as declarações com evidências de suas práticas reais, como multas, processos judiciais e notícias veiculadas na mídia.