A QUALIDADE NA SEGURANÇA PÚBLICA MUNICIPAL

um Estudo de Caso na Guarda Civil Municipal de Goiana-PE

Resumo

O presente artigo realizou uma pesquisa sobre a qualidade do serviço prestado pela instituição Guarda Civil Municipal de Goiana/PE por meio das percepções dos seus agentes públicos, os guardas municipais (clientes internos), assim como apresentou as principais dificuldades que podem influenciar na qualidade do serviço prestado à população. A fim de atender ao objetivo desse artigo foi utilizada uma pesquisa de campo, de caráter exploratório e descritivo como metodologia. Os dados foram coletados por meio da aplicação de um questionário fechado e adaptado de Lima e Ceolin (2017), contendo 27 questões, sendo estas de múltipla escolha para as questões de perfil e utilizando a escala Likert de cinco pontos para as questões referentes à qualidade. Este questionário foi enviado aos 142 guardas municipais de Goiana/PE, obtendo-se uma amostra 48 respostas (33,8%). Os resultados demonstram insuficiência do efetivo, insatisfação remuneratória, falta de materiais e equipamentos, em especial, a falta de arma de fogo como equipamento necessário para garantir a segurança dos agentes e melhor execução de suas atividades.

Biografia do Autor

Paulo Roberto Cesar da Silva , Universidade Federal Rural de Pernambuco (UFRPE)

Graduado em Administração pela UFRPE.

Alessandra Carla Ceolin, Universidade Federal Rural de Pernambuco
Professora Dra do Departamento de Administração - DADM da Universidade Federal Rural de Pernambuco. Tutora do Programa de Educação Tutorial PET Administração/UFRPE. Docente do Programa de Pós-Graduação em Controladoria - PPGC e do Mestrado Profissional em Administração Pública - PROFIAP
Publicado
2024-05-15
Como Citar
SILVA, P. R. C. DA; CEOLIN, A. C. A QUALIDADE NA SEGURANÇA PÚBLICA MUNICIPAL. Encontro Internacional de Gestão, Desenvolvimento e Inovação (EIGEDIN), v. 7, n. 1, 15 maio 2024.
Seção
EIXO 3 - Artigo Completo - Gestão de Organizações Públicas e Políticas Públicas