A ERA DO CANSAÇO

um estudo bibliométrico sobre a Síndrome de Burnout no Brasil

  • Patrícia das Neves de Morais Universidade Federal de Campina Grande - UFCG
  • Alexandre Wállace Ramos Pereira Universidade Federal de Campina Grande
  • Islania Andrade de Lira Delfino Universidade Federal de Campina Grande - UFCG

Resumo

A síndrome de burnout é um distúrbio psicológico que pode afetar qualquer trabalhador, sem distinguir indivíduos por classe social, nível hierárquico, etnia ou poder aquisitivo. Trata-se de um fenômeno complexo, descoberto em meados do ano de 1974, mas ainda pouco explorado e discutido em publicações científicas da área de administração no contexto nacional. Esta pesquisa teve como objetivo analisar a configuração da produção científica sobre a síndrome de burnout em artigos publicados em periódicos nacionais classificados com Qualis A1 ou A2 pela Coordenação de Aperfeiçoamento e Capacitação de Pessoal de Nível Superior – CAPES. Quanto aos aspectos metodológicos trata-se de um levantamento de natureza bibliométrica, sendo analisados 87 artigos, publicados entre os anos de 2003 a 2022. Os resultados encontrados indicaram a predominância de estudos empíricos, quantitativos e transversais. Identificou-se também que a amostra coletada foi encontrada predominantemente em um periódico da área da psicologia, que o ano 2021 apresentou o maior número de publicações, e que construtos associados ao tema em sua maioria correlacionam o burnout a profissionais das áreas de educação e saúde. Os achados desse estudo indicam a necessidade de novas pesquisas mais direcionadas às formas de tratamento e estratégias de enfretamento dessa doença.

Biografia do Autor

Patrícia das Neves de Morais, Universidade Federal de Campina Grande - UFCG

Egressa do Curso de Administração da Universidade Federal de Campina Grande - UFCG, Campus de Sousa, Paraíba.

Alexandre Wállace Ramos Pereira, Universidade Federal de Campina Grande

Doutor em Administração (área de concentração em Gestão e Regionalidade) pela Universidade Municipal de São Caetano do Sul (USCS). Mestre em Ambiente, Tecnologia e Sociedade pela Universidade Federal Rural do Semi-Árido (UFERSA). Especialista em Gestão e Análise Ambiental e Especialista em Novas Tecnologias na Educação, ambos pela Universidade Estadual da Paraíba (UEPB). Graduado em Administração, também pela UEPB. Professor Adjunto da Unidade Acadêmica de Ciências Contábeis (UACC) da Universidade Federal de Campina Grande (UFCG).

Islania Andrade de Lira Delfino, Universidade Federal de Campina Grande - UFCG

Doutorado em Administração, com área de concentração em Gestão Organizacional, pela Universidade Municipal de São Caetano do Sul (2023). Mestrado em Administração, com área de concentração em Organizações e Recursos Humanos, pela Universidade Federal da Paraíba (2011). Especialista em Docência do Ensino Superior (2019) e em Gestão Estratégia de Negócios (2006) pela Universidade Federal de Campina Grande. Graduada em Administração pela Universidade Federal da Paraíba (2003). Professora do Curso de Administração do CCJS da Universidade Federal de Campina Grande (UFCG). Coordenadora de Pesquisa e Extensão da UACC/CCJS/UFCG (2016-2019) e Assessora de Extensão do CCJS/UFCG (2019). Líder do Grupo de Pesquisa FOCO - Formação e Comportamento em Administração. Interesse de pesquisas nas áreas de Comportamento Humano e Organizacional, Gestão de Carreira, Aprendizagem Individual e Organizacional, Autoemprego, Liderança, Empreendedorismo, Formação Docente, Metodologias Ativas e Pesquisa Qualitativa em Administração.

Publicado
2024-05-08
Como Citar
DAS NEVES DE MORAIS, P.; RAMOS PEREIRA, A. W.; ANDRADE DE LIRA DELFINO, I. A ERA DO CANSAÇO. Encontro Internacional de Gestão, Desenvolvimento e Inovação (EIGEDIN), v. 7, n. 1, 8 maio 2024.
Seção
EIXO 2 - Artigo Completo - Gestão de Pessoas e Processos