CURSOS DE ADMINISTRAÇÃO PÚBLICA
formação básica sobre a realidade histórica e contemporânea da sociedade e estado brasileiros
Resumo
A formação do administrador público deve contribuir com o desenvolvimento de competências para gerir recursos e pessoas nas entidades estatais. Esta pesquisa teve por objetivo caracterizar como os Projetos Pedagógicos de Cursos (PPC) de Administração Pública abordam os conteúdos de formação básica relacionados à realidade histórica e contemporânea da sociedade e do Estado brasileiros. Fundamentou-se na formação em administração pública no Brasil e nas Diretrizes Curriculares Nacionais (DCN)s que regem estes cursos, mais especificamente seu art. 5º, § 1º, IV. O estudo adotou abordagem qualitativa, e natureza exploratória e descritiva, a partir de estudo documental nos PPCs dos cursos, seguido de análise de conteúdo para a sistematização e interpretação dos dados. Os resultados mostram que os conteúdos relacionados ao tema desta pesquisa são identificados nos PPC divididos entre a dimensão reflexiva e conceitual e a dimensão prática e vivencial, dispostos tanto no texto geral, quanto nos componentes curriculares. Esta pesquisa contribui teoricamente ao analisar como os PPCs incorporam conteúdos sobre a realidade histórica e contemporânea do Brasil, e socialmente pode aprimorar a formação de administradores públicos, capacitando-os para uma gestão mais contextualizada e eficiente dos recursos estatais, alinhada às demandas da sociedade brasileira.