DESAFIOS E PERSPECTIVAS DAS POLÍTICAS PÚBLICAS DE QUALIFICAÇÃO PARA OS TÉCNICOS-ADMINISTRATIVOS EM EDUCAÇÃO (TAE), NA UNIVERSIDADE FEDERAL DE MATO GROSSO DO SUL

Autores

  • Alda Nantes Ferreira Martins Universidade Federal de Mato Grosso do Sul - UFMS
  • José Carlos de Jesus Lopes Universidade Federal de Mato Grosso do Sul - UFMS
  • Marco Antonio Costa da Silva Universidade Federal de Mato Grosso do Sul - UFMS

Resumo

A presente pesquisa tem como objetivo analisar os impactos e as contradições das políticas públicas de qualificação profissional para os servidores Técnicos Administrativo em Educação (TAE), lotados na Universidade Federal de Mato Grosso do Sul (UFMS). Busca responder como as políticas públicas de qualificação têm impactado o trabalho e a carreira dos TAEs. Trata-se de um estudo em desenvolvimento. A pesquisa é de natureza qualitativa, com delineamento de investigação documental longitudinal. O foco recairá sobre a análise de documentos oficiais, que regulam e operacionalizam a qualificação do corpo técnico da UFMS. Os dados serão submetidos à técnica de análise de conteúdo, e envolverá a pré-análise, exploração do material e o tratamento dos resultados com inferência e interpretação, nas categorias de análise que vão emergir a partir do aprofundamento da revisão da literatura. Espera-se que os resultados parciais da pesquisa identifiquem o nível de desconexão entre a elevada titulação acadêmica dos servidores e suas rotinas administrativas práticas. Além disso, pretende-se verificar, com aprofundamento da pesquisa, a eficácia das novas normativas da UFMS, como a Aceleração da Progressão e as Ações de Desenvolvimento em Serviço, na mitigação da evasão de talentos e na promoção de uma carreira mais competitiva.

Downloads

Publicado

2026-07-03

Edição

Seção

EIXO 3 - Resumo Expandido - Gestão de Organizações Públicas e Políticas Públicas

Como Citar

NANTES FERREIRA MARTINS, Alda; DE JESUS LOPES, José Carlos; COSTA DA SILVA, Marco Antonio. DESAFIOS E PERSPECTIVAS DAS POLÍTICAS PÚBLICAS DE QUALIFICAÇÃO PARA OS TÉCNICOS-ADMINISTRATIVOS EM EDUCAÇÃO (TAE), NA UNIVERSIDADE FEDERAL DE MATO GROSSO DO SUL. Encontro Internacional de Gestão, Desenvolvimento e Inovação (EIGEDIN), [S. l.], v. 8, n. 1, 2026. Disponível em: https://periodicos.ufms.br/index.php/EIGEDIN/article/view/25618. Acesso em: 8 jul. 2026.