A CONSTRUÇÃO DO MARKETING PESSOAL ATRAVÉS DAS REDES SOCIAIS

  • Vítor Cardoso Silveira Universidade Federal de Mato Grosso do Sul
  • Nayane Caroline Gonçalves Santos UFMS
  • Rozilene Hermes UFMS
  • Antonio Sérgio Eduardo UFMS - Docente Efetivo
  • José Soares Ribeiro UFMS - Docente Efetivo
Palavras-chave: Marketing, Marketing Pessoal, Mídias Sociais, Linkedin

Resumo

O presente estudo sobre a construção do marketing pessoal através das redes sociais decorre de um trabalho caraterizado por uma pesquisa bibliográfica e descritiva, que tem como objetivo avaliar a maneira que é realizada a formação da imagem pessoal através das redes sociais, visando alcançar a identificação das ferramentas mais utilizadas para construção do marketing pessoal. Portanto, buscou-se reunir informações com o propósito de responder a seguinte questão: Como é realizada a construção do marketing pessoal através das redes sociais? Como base para a elaboração do artigo foram utilizadas várias teorias e conceitos de diversas bibliografias sobre o tema em estudo. No cenário atual, perante a um sistema globalizado, os indivíduos veem a necessidade de se adequar ao nível altamente competitivo do mercado, tendo que investir na sua imagem pessoal. No decorrer do trabalho e de toda pesquisa realizada, considera-se que a utilização do linkedIn é a mais viável para essa situação, pois auxilia na construção do marketing pessoal, fazendo  a junção do pessoal com o profissional.

Biografia do Autor

Vítor Cardoso Silveira, Universidade Federal de Mato Grosso do Sul
Docente dos cursos de Administração e Gestão Financeira no Campus de Nova Andradina da UFMS.

Referências

AS DIFERENÇAS ENTRE PESQUISA DESCRITIVA, EXPLORATÓRIA E EXPLICATIVA. PÓS GRADUANDO. Disponível em: <http://posgraduando.com/diferencas-pesquisa-descritiva-exploratoria-explicativa/>. Acesso em: 06 jul.2017.

BARROS, Aidil Jesus da Silveira; LEHFELD, Neide Aparecida de Souza. Fundamentos De Metodologia Científica. 3 ed. São Paulo: Pearson Prentice Hall, 2007.

CHAMUSCA Marcello; CARVALHAL, Márcia (Org.). Comunicação e Marketing Digitais: conceitos, práticas, métricas e inovações 2011. SALVADOR, BA: VNI, 2011. 246 p. Disponível em: <http://www.rp-bahia.com.br/biblioteca/e-books/cmktdigitais2011.pdf>. Acesso em: 03 jul. 2017.

DIAS, Sergio Roberto ET al. Gestão De Marketing. São Paulo: Saraiva, 2003. 539 p.

GABRIEL, Martha. Marketing na Era Digital. São Paulo: Novatec Editora, 2010. 424 p.

KOTLER, Philip; KELLER, Kevin Lane. Administração De Marketing. 14. Ed. – São Paulo: Pearson Education do Brasil, 2012.

KOTLER, Philip; ARMSTRONG, Gary. Princípios De Marketing. 12. ed. São Paulo: Pearson Prentice Hall, 2007. 600 p.

LAKATOS, Eva Maria; MARCONI, Marina de Andrade . Fundamentos de metodologia científica. 5. ed. São Paulo: Atlas, 2003. 310 p. Disponível em: <https://docente.ifrn.edu.br/olivianeta/disciplinas/copy_of_historia-i/historia-ii/china-e-india>. Acesso em: 10 jul. 2017.

LI, Charlene, and IRATI Antonio. Liderança aberta. Editora Évora, 2011. Disponível em: https://books.google.com.br/books?hl=pt-BR&lr=&id=_2U5nWh-vdIC&oi=fnd&pg=PA33&dq=Charlene+Li+2010+-+Estrat%C3%A9gia+em+Redes+Sociais&ots=cGiMHqsc2f&sig=7lZ7FciO7t0njksbuWP2siVpvgk#v=onepage&q=Charlene%20Li%202010%20-%20Estrat%C3%A9gia%20em%20Redes%20Sociais&f=false>. Acesso em: 13 jun. 2017.

MASSARI, D. V. Marketing Pessoal como diferencial competitivo no mercado de trabalho. São Paulo, 2012.

MÉTODOS DE PESQUISA. Disponível em: <http://www.ufrgs.br/cursopgdr/downloadsSerie/derad005.pdf>. Acesso em: 07 jul.2017.

MÍDIA. SOCIEDADE FEDERATIVA BRASILEIRA. Disponível em: <http://sfb-br.org/midia_o_que_e.htm>. Acesso em: 06 jul.2017.

MIDIAS SOCIAIS: CONCEITO E DEFINIÇÃO. INTERNET INNOVATION. Disponível em: HTTPS://www.internetinnovation.com.br/blog/midias-sociais-conceito-e-definicao/. Acesso em: 09 jul.2017.

NASCIMENTO, Victor Wladimir Cerqueira. Introdução a Metodologia Científica. Disponível em: <http://www.cesadufs.com.br/ORBI/public/uploadCatalago/14131809042014Introducao_a_Metodologia_Cientifica_Aula_1.pdf>. Acesso em: 04 jul. 2017.

REED, Jon. Marketing Online: Como Usar Sites, Blogs, Redes Sociais e Muito Mais. São Paulo: Lafonete, 2012.

TARTUCE, T. J. A. Métodos De Pesquisa. Fortaleza: UNICE – Ensino Superior, 2006. Apostila.

TASCIN, Joselane; SERVIDONI, Renato. Marketing Pessoal: Uma Ferramenta Para O Sucesso. [S.l.]: REVISTA CIENTÍFICA ELETRÔNICA DE ADMINISTRAÇÃO, 2005. Disponível em: <http://faef.revista.inf.br/imagens_arquivos/arquivos_destaque/c2JLMq2vZfRUtvB_2013-4-26-12-33-15.pdf>. Acesso em: 04 jul. 2017.

Publicado
2017-10-17