O POTENCIAL DE DESENVOLVIMENTO DO SETOR ALIMENTÍCIO EM NAVIRAÍ: UMA ANÁLISE DE FATORES LOCACIONAIS

  • Caroline Achilles Louza Universidade Federal de Mato Grosso do Sul (UFMS) - Câmpus de Naviraí
  • Sibelly Resch Universidade Federal de Mato Grosso do Sul
Palavras-chave: Teoria da Localização Industrial, Setor Alimentício, Desenvolvimento Endógeno, Naviraí

Resumo

O objetivo geral deste estudo é investigar o potencial de desenvolvimento do setor alimentício a partir da análise de fatores locacionais da região de Naviraí. Como objetivos específicos, pretende-se: a) construir um panorama sobre os fundamentos da teoria da localização industrial; b) tendo como foco o setor alimentício, analisar os seguintes fatores locacionais na região de Naviraí: mercado-consumidor, matérias-primas, transporte, mão-de-obra, energia e incentivos do poder público no âmbito municipal. Trata-se de uma pesquisa qualitativa e quantitativa, de natureza exploratória, que utilizará dados secundários e entrevistas estruturadas. Os resultados da pesquisa visam contribuir com a formação de um referencial teórico mais amplo sobre o uso dos fatores locacionais como diagnóstico para o planejamento de ações objetivando o desenvolvimento endógeno. O levantamento de potencialidades e fragilidades dos fatores locacionais na região com foco na indústria alimentícia poderá fornecer elementos para que diferentes organizações e instituições da região de Naviraí criem sinergia para atuar sobre esses fatores.

Biografia do Autor

Caroline Achilles Louza, Universidade Federal de Mato Grosso do Sul (UFMS) - Câmpus de Naviraí
Graduanda em Administração - UFMS/CPNV
Sibelly Resch, Universidade Federal de Mato Grosso do Sul

Doutora em Administração (USCS)

Profa. do Curso de Administração da UFMS/CPNV

Referências

AMARAL FILHO, J. do. A endogeneização no desenvolvimento local e regional. Planejamento e Políticas Públicas-PPP, IPEA, Brasília, n. 23, 2001.

ANDRADE, B. A.. Distribuição Espacial Da Indústria Têxtil E De Confecção Em Pernambuco: Qual A Influência Dos Fatores Locacionais? Universidade Federal de Pernambuco: Programa de Pós-Graduação em Economia (PPGECON/CAA), 2016. Dissertação.

PEREIRA, J. A. et al.. Desenvolvimento local e regional: características da microrregião de Iguatemi do Estado de Mato Grosso do Sul. In: II SimPPA - Simpósio do Programa de Pós-Graduação em Administração, 2., 2017, Maringá. Anais... Maringá, SimPPA, 2017.

RAMOS, R. A. R.. Localização Industrial: Um Modelo Espacial para o Noroeste De Portugal. Braga: Portugal.Universidade do Minho. Escola de Engenharia, 2000. Doutorado.

ROCHA, R. de M.; BEZERRA, F. M.; MESQUITA, C. S.. Decisão locacional das firmas: um exame empírico dos fatores de aglomeração da indústria de transformação brasileira. In: XIII Encontro Regional de Economia – ANPEC, Porto Alegre/RS, Anais...Porto Alegre, 2010. Disponível em: http://www.anpec.org.br/encontro2010/inscricao/arquivos/477-d891a36bebfe4072565fae93ac1ce5bc.pdf . Acesso em: 10 de maio de 2017..

SOUZA, L. A.; MUNIZ, A. L. P.. Os Fatores Determinantes Da Localização Das Indústrias Goianas. Revista CEPPG, n. 23, v. 2, 2010, p. 161/175. Disponível em: http://www.portalcatalao.com/painel_clientes/cesuc/painel/arquivos/upload/temp/b54a68655425329b796698be783183f0.pdf (acesso em 25.05.17).

Publicado
2017-11-20
Como Citar
LOUZA, C. A.; RESCH, S. O POTENCIAL DE DESENVOLVIMENTO DO SETOR ALIMENTÍCIO EM NAVIRAÍ: UMA ANÁLISE DE FATORES LOCACIONAIS. Encontro Internacional de Gestão, Desenvolvimento e Inovação (EIGEDIN), v. 1, n. 1, 20 nov. 2017.