EMPREENDEDORISMO, INOVAÇÃO E COMUNICAÇÃO EMPRESARIAL: a concepção do Perpétua Café-Brechó de Naviraí-MS

  • Helena Maia Rio Correia Universidade Federal de Mato Grosso do Sul (UFMS) - Câmpus de Naviraí
  • Maurício Hiroyuki Kubo Universidade Federal de Mato Grosso do Sul (UFMS) - Câmpus de Naviraí
  • Mateus da Silva Monteiro Universidade Federal de Mato Grosso do Sul (UFMS) - Câmpus de Naviraí
  • Sara Cristiane Machado Vaz Universidade Federal de Mato Grosso do Sul (UFMS) - Câmpus de Naviraí
  • Jaiane Aparecida Pereira Universidade Federal de Mato Grosso do Sul - UFMS
Palavras-chave: Empreendedorismo, Inovação, Comunicação Empresarial, Contêiner.

Resumo

O objetivo deste trabalho é descrever a concepção do Perpétua Café-Brechó, dando destaque ao empreendedorismo, a inovação e a comunicação empresarial. A empresa em questão trata-se de um estabelecimento inovador que está no mercado há apenas 7 meses. Para desenvolvimento do trabalho, descreveu-se primeiramente a criação da empresa, seguido da construção do ambiente inovador e, por fim, discute-se a preocupação da comunicação interna e externa na empresa. Como resultados, observa-se que a empresa em questão foi concebida com base em dois pilares principais: inovação e comunicação. A inovação refere-se tanto a proposta inicial, um café brechó, quanto a construção do local, feita com contêineres. Com relação à comunicação empresarial, observa-se que a preocupação da empreendedora é constante, sendo que os clientes e funcionários são ouvidos e sua opinião é considerada nas mudanças realizadas. Destaca-se também que estar presente nas mídias sociais é imprescindível para empresas cujo público-alvo é jovem.

Biografia do Autor

Helena Maia Rio Correia, Universidade Federal de Mato Grosso do Sul (UFMS) - Câmpus de Naviraí
Acadêmica de Administração na UFMS
Maurício Hiroyuki Kubo, Universidade Federal de Mato Grosso do Sul (UFMS) - Câmpus de Naviraí
Acadêmico de Administração na UFMS
Mateus da Silva Monteiro, Universidade Federal de Mato Grosso do Sul (UFMS) - Câmpus de Naviraí
Acadêmico de Administração na UFMS
Sara Cristiane Machado Vaz, Universidade Federal de Mato Grosso do Sul (UFMS) - Câmpus de Naviraí
Acadêmica de Administração na UFMS
Jaiane Aparecida Pereira, Universidade Federal de Mato Grosso do Sul - UFMS
Doutoranda em Administração pela Universidade Estadual de Maringá - UEMProfessora da Universidade Federal de Mato Grosso do Sul - UFMS

Referências

ANDREASSI, T. Gestão da Inovação Tecnológica. São Paulo: Thomson Learning, 2007.

BRASIL. Lei n. 10.973, de 02 de dezembro de 2014.

BUENO, W. C. Comunicação Empresarial: teoria e prática. São Paulo: Manole, 2003.

FERREIRA, P., MALHEIROS, Gustavo. Comunicação Empresarial: planejamento, aplicação e resultados. Atlas, 05/2016. VitalBook file.

GEM. Global Entrepreneurship Monitor. Empreendedorismo no Brasil 2015. Curitiba: Instituto Brasileiro da Qualidade e Produtividade [IBQP], 2016.

MACHADO, H. V.; ST-CYR, L.; MIONE, A.; ALVES, M. C. M. O Processo de Criação de Empresas por Mulheres. RAE Eletrônica, v. 2, n. 2, p. 06-20, jul/dez. 2003.

MUSSNICH, L. B. Retrofit em containers marítimos para reuso na arquitetura e sua viabilidade. Revista On-Line Ipog, Goiânia, v. 1, n. 10, dez. 2015.

PAULA, K. A.; TIBURCIO, T. M. S. Estratégias inovadoras visando a sustentabilidade: um estudo sobre o uso do container na arquitetura. In: XIV ENTAC – Encontro Nacional de Tecnologia do Ambiente Construído. 2012. Anais... Juiz de Fora-MG: ENTAC, 2012.

PEREIRA, J. A.; VERRI, R. A. Dificuldades na Criação de Empresas em Diferentes Momentos: um estudo de casos múltiplos, a partir da ótica dos empreendedores. Revista da Micro e Pequena Empresa, Campo Limpo Paulista, v. 8, n. 2, p. 2-17, 2014.

Publicado
2017-09-04