APLICATIVOS DE BUSCA : um olhar para o microempreendedor do município de Naviraí-MS

  • Dorval Gomes IFMS
  • Flávio Félix Medeiros IFMS
  • Marcia Cervante Ferreira IFMS
  • Carlos Alberto Dettmer IFMS
  • Franscimar Dias dos Santos IFMS
Palavras-chave: Aplicativos de busca, Profissionais autônomos, Microempreendedor regional

Resumo

Os aplicativos de busca são ferramentas computacionais utilizadas para encontrar, em um banco de dados, palavras-chave fornecidas por usuários. Um outro tipo de busca bastante atual, embora não diretamente relacionada com o conceito aqui trabalhado, é a busca por autonomia financeira no Brasil. Devido ao crescimento quantitativo de microempresas no município de Naviraí-MS, acredita-se que as ferramentas de busca podem ser bem empregadas para aprimorar os negócios desses pequenos profissionais autônomos. Este trabalho tem como objetivo desenvolver um aplicativo de busca voltado para atender as necessidades dos consumidores que desejam adquirir produtos e serviços, mais especificamente aqueles ofertados por profissionais de pequeno porte do município de Naviraí. O presente trabalho também pretende alavancar os negócios desses microempreendedores, estreitando a relação entre o cliente e o fornecedor.

Biografia do Autor

Flávio Félix Medeiros, IFMS
Professor EBTT da área de Desenvolvimento de Sistemas Web.

Referências

ARMÔA, Marcelo. Número de empresas abertas em MS volta a crescer em março, aponta balanço da Jucems. JUCEMS – Junta Comercial do Estado do Mato Grosso do Sul. Disponível em:<http://www.jucems.ms.gov.br/noticias/numero-de-empresas-abertas-em-ms-volta-a-crescer-em-marco-aponta-balanco-da-jucems> Acesso em: 20 de ago. 2017.

Assessoria de Imprensa da Prefeitura Municipal de Naviraí. Naviraí recebe Semana do MEI de 9 a 12 de maio. Disponível em: <https://www.navirai.ms.gov.br/artigo/artigos/2443-navirai-recebe-semana-do-mei-de-9-a-12-de-maio:> Acesso em: 15 de ago. 2017.

CORDEIRO, Gilliard. Aplicações Java para web com JSF e JPA. São Paulo: Casa do Código, 2013.

CORONEL, Carlos; PETER, Robert. Sistemas de banco de dados: projeto, implementação e administração. São Paulo: Cengage Learning, 2010.

COUTINHO, Gustavo Leuzinger. A era dos smarpthones: Um estudo explorativo sobre o uso dos smartphones no Brasil. Universidade de Brasília - UnB, Brasilia, 2014.

DEITEL, Paul; DEITEL, Harvey. Java: como programar. 8. ed. São Paulo: Pearson, 2010.

Empreendedorismo: Brasil teve crescimento de 20% em abertura de empresas. Brasil Econômico. Disponível em: <http://economia.ig.com.br/2017-04-18/empreendedorismo-no-brasil.html>. Acesso em: 20 de ago. 2017.

MILANI, Andre. Construindo aplicações Web com PHP e MySQL. São Paulo: Novatec, 2010.

PRIKLADNICKI, Rafael; WILLI, Renato; MILANI, Fabiano. Métodos Ágeis Para Desenvolvimento de Software. Porto Alegre: Bookman, 2014.

Publicado
2017-09-06
Como Citar
GOMES, D.; MEDEIROS, F. F.; FERREIRA, M. C.; DETTMER, C. A.; DOS SANTOS, F. D. APLICATIVOS DE BUSCA : um olhar para o microempreendedor do município de Naviraí-MS. Encontro Internacional de Gestão, Desenvolvimento e Inovação (EIGEDIN), v. 1, n. 1, 6 set. 2017.