COMUNICAÇÃO EMPRESARIAL NA EMPRESA FAMILIAR: estudo em uma empresa do ramo de confecções na cidade de Naviraí-MS

  • Matheus Schnorr Elias Universidade Federal de Mato Grosso do Sul - UFMS
  • Larissa Evelin Santos Nicomedes Universidade Federal de Mato Grosso do Sul - UFMS
  • Caroline Achilles Louza Universidade Federal de Mato Grosso do Sul - UFMS
  • Gesiane da Silva Gomes Universidade Federal de Mato Grosso do Sul - UFMS
  • Lucas Agostini Ribeiro Universidade Federal de Mato Grosso do Sul - UFMS
  • Jaiane Aparecida Pereira Universidade Federal de Mato Grosso do Sul - UFMS
Palavras-chave: Comunicação empresarial, Empresa familiar, Confecções.

Resumo

O presente trabalho discorre sobre uma empresa familiar do ramo de confecções que está no mercado há 28 anos. Neste contexto, o objetivo da pesquisa é descrever as formas de comunicação interna e externa da empresa, bem como apontar possibilidades de melhoria para sua atuação no mercado. Para isso, discute-se brevemente questões sobre a comunicação empresarial, bem como as particularidades das empresas familiares. Como resultados, observou-se que a empresa cumpre seu papel com o público interno, fazendo uma comunicação interna condizente com a sua estrutura, ouvindo os colaboradores e dando espaço a opinião dos mesmos. Na comunicação externa, nota-se que são utilizados diversos veículos para alcançar os clientes, considerando que o público alvo é diversificado. Entretanto, constatou-se a necessidade de ampliar a comunicação externa por meio da internet, como vem sendo realizado pelos concorrentes da empresa. 

Biografia do Autor

Matheus Schnorr Elias, Universidade Federal de Mato Grosso do Sul - UFMS
Acadêmico de Administração na Universidade Federal de Mato Grosso do Sul - UFMS câmpus de Naviraí
Larissa Evelin Santos Nicomedes, Universidade Federal de Mato Grosso do Sul - UFMS
Acadêmica de Administração na Universidade Federal de Mato Grosso do Sul - UFMS câmpus de Naviraí
Caroline Achilles Louza, Universidade Federal de Mato Grosso do Sul - UFMS
Acadêmica de Administração na Universidade Federal de Mato Grosso do Sul - UFMS câmpus de Naviraí
Gesiane da Silva Gomes, Universidade Federal de Mato Grosso do Sul - UFMS
Acadêmica de Administração na Universidade Federal de Mato Grosso do Sul - UFMS câmpus de Naviraí
Lucas Agostini Ribeiro, Universidade Federal de Mato Grosso do Sul - UFMS
Acadêmico de Administração na Universidade Federal de Mato Grosso do Sul - UFMS câmpus de Naviraí
Jaiane Aparecida Pereira, Universidade Federal de Mato Grosso do Sul - UFMS
Doutoranda em Administração pela Universidade Estadual de Maringá - UEMProfessora da Universidade Federal de Mato Grosso do Sul - UFMS

Referências

BAHIA, B. J. Introdução à Comunicação Empresarial. Rio de Janeiro: Mauad, 1995.

BUENO, W. C. Comunicação Empresarial: teoria e prática. São Paulo: Manole, 2003.

CURVELLO, J. J. A. Comunicação interna e cultura organizacional. São Paulo: Casa das Musas, 2012.

KUNSCH, M. M. K. Comunicação organizacional: conceitos e dimensões dos estudos e das práticas. In: MARCHIORI, M. (Org.). Faces da cultura e da comunicação organizacional. São Caetano do Sul: Difusão Editora, 2006, p.167-190.

LODI, J. B. A empresa familiar. 5. ed. São Paulo: Pioneira, 1998.

PEÇANHA, A. R. O. Empresa familiar, sim! Mas qual o problema, se a gestão é profissional? Navus: Revista de Gestão e Tecnologia, Florianópolis, v. 5, n. 3, p. 126-135, jul./set. 2015.

RUÃO, T. A Comunicação Organizacional e a gestão de Recursos Humanos: evolução e atualidade. Cadernos do Noroeste, v. 12, n. 1-2, p. 179-194, 1999.

THAYER, L. Comunicação: fundamentos e sistemas. São Paulo: Atlas, 1976.

TORQUATO, F. G. R. Comunicação empresarial/Comunicação institucional: conceito, estratégias, sistemas, estrutura, planejamento e técnicas. São Paulo: Summus Editoral, 1985.

Publicado
2017-09-04