COOPERATIVISMO E COMUNICAÇÃO EMPRESARIAL: um estudo das práticas da Cooperativa Agrícola Sul Matogrossense

  • Adriana Moraes do Nascimento Universidade Federal de Mato Grosso do Sul - UFMS
  • Franciely Sanabria Nascimbene Universidade Federal de Mato Grosso do Sul - UFMS
  • Leticia Maria Santos da Cruz Universidade Federal de Mato Grosso do Sul - UFMS
  • Nathalli Prado de Jesus Universidade Federal de Mato Grosso do Sul - UFMS
  • Vanessa Gomes Falcão Universidade Federal de Mato Grosso do Sul - UFMS
  • Jaiane Aparecida Pereira Universidade Federal de Mato Grosso do Sul - UFMS
Palavras-chave: Comunicação empresarial, Cooperativismo, Relato de prática, COPASUL

Resumo

O cooperativismo vai além da questão econômica, envolvendo a questão social na agenda desse tipo de organização. Como as cooperativas precisam de seus associados é necessária uma boa comunicação entre eles, pois quanto mais eficiente a comunicação, maior a proximidade com seus cooperados. Diante do exposto, o trabalho apresentou a comunicação empresarial desenvolvida pela COPASUL. Analisou-se a comunicação externa de toda a organização e depois, para entender a comunicação interna, o trabalho focou em uma das unidades da empresa, a fiação de algodão. Após a realização do trabalho, pode-se observar que a cooperativa utiliza diversos meios de comunicação e esses meios parecem suprir as necessidades tanto internas quanto externas. Todavia, apesar da diversidade de meios ainda há possibilidades de melhoria.

Biografia do Autor

Adriana Moraes do Nascimento, Universidade Federal de Mato Grosso do Sul - UFMS
Acadêmica de Administração da UFMS - Câmpus de Naviraí
Franciely Sanabria Nascimbene, Universidade Federal de Mato Grosso do Sul - UFMS
Acadêmica de Administração da UFMS - Câmpus de Naviraí
Leticia Maria Santos da Cruz, Universidade Federal de Mato Grosso do Sul - UFMS
Acadêmica de Administração da UFMS - Câmpus de Naviraí
Nathalli Prado de Jesus, Universidade Federal de Mato Grosso do Sul - UFMS
Acadêmica de Administração da UFMS - Câmpus de Naviraí
Vanessa Gomes Falcão, Universidade Federal de Mato Grosso do Sul - UFMS
Acadêmica de Administração da UFMS - Câmpus de Naviraí
Jaiane Aparecida Pereira, Universidade Federal de Mato Grosso do Sul - UFMS
Doutoranda em Administração pela Universidade Estadual de Maringá - UEM.Professora na Universidade Federal de Mato Grosso do Sul - UFMS

Referências

ABNT. Associação Brasileira de Normas Técnicas. Disponível em: <http://www.abnt.org.br/certificacao/tipos/sistemas>. Acesso em: 23 ago. 2017.

BIALOSKORSKI, S. Agribusiness cooperativo: economia, doutrina e estratégias de gestão. 1994, 135 P. Dissertação (Mestrado em Agronomia Agrária) – Escola Superior de Agricultura Luiz de Queiroz, Piracicaba. 1994.

BUENO, W. C. Comunicação Empresarial: teoria e prática. São Paulo: Manole, 2003.

COPASUL. Cooperativa Agrícola Sul Matogrossense. Disponível em: <http://www.copasul.coop.br/>. Acesso em: 23 ago. 2017.

CURVELLO, J. J. A. Comunicação interna e cultura organizacional. São Paulo: Casa das Musas, 2012.

OCEPAR. O Cooperativismo paranaense. Coleção História do Cooperativismo. Curitiba, 1997.

OCHOA, C. G. As diferenças entre comunicação interna e endomarketing. ECCOM, v. 5, n. 9, jan./jun. 2014.

PORTO, S. B.; FERREIRA, M. V. Cooperativismo e Desenvolvimento Socioeconômico: uma análise da Cooperativa de Crédito Rural de Economia Solidária Solicred Benjamin Constant/AM. Cadernos Gestão Social, v. 5, n. 2, p. 323-337, jun./dez., 2014.

SESCOOP. Série Gestão Cooperativa – Guia para Dirigentes de Cooperativas. s/n. Disponível em: <http://www.somoscooperativismo.coop.br/arquivos/Publicacoes/Guia_de_Dirigentes_web191016.pdf>. Acesso em: 23 ago. 2017.

Publicado
2017-09-05