Educação a Distância: uma proposta de nivelamento para o curso de ciências da computação da UEMS

  • Edson Pereira de Souza UEMS
  • Carlos Buson Buesa UEMS
Palavras-chave: Evasão, Educação a Distância, Nivelamento

Resumo

A evasão nos cursos de graduação tem gerado preocupação nas instituições e despertado o interesse de pesquisadores há muito tempo. Este fenômeno é complexo e gera consequências negativas para as instituições e alunos com reflexos na sociedade e na economia. As causas que levam os alunos a abandonarem os cursos são variadas, dentre elas, destacam-se as lacunas de aprendizagem em diversas áreas do conhecimento nos níveis básicos de educação. A utilização de novas tecnologias principalmente, as baseadas na internet, são ferramentas úteis para o processo de ensino aprendizagem. Este artigo tem como objetivo apresentar mecanismos alternativos de nivelamento de conhecimento com vistas a minimizar os índices de evasão nas séries iniciais do curso de Bacharelado em Ciências da Computação da Universidade Estadual de Mato Grosso do Sul (UEMS). A relevância deste artigo se dá pelo fato de que no âmbito da UEMS o tema da evasão ainda se mostra incipiente em relação a estudos e pesquisas. Experiências demonstram que a Educação a Distância (EaD), pelas suas características, é uma ferramenta viável para preencher as lacunas de aprendizagem apresentadas pelos alunos nas diversas áreas do conhecimento. Assim, propõe-se a utilização da EaD como mecanismo de nivelamento do conhecimento nas séries iniciais do curso de Bacharelado em Ciências da Computação da UEMS, notadamente nas disciplinas do núcleo de matemática. 

Biografia do Autor

Edson Pereira de Souza, UEMS
Programa de pós-graduação em desenvolvimento regional e sistemas produtivos, uems/ponta pora
Carlos Buson Buesa, UEMS
Programa de pós-graduação em desenvolvimento regional e sistemas produtivos, uems/ponta pora
Publicado
2017-10-10