REDES SOCIAIS: a percepção de lojistas da influência das redes sociais nas vendas do varejo de moda

  • Emily Filippi Instituto Federal Catarinense
  • Danila Cristiane Marques Sanches Dockhorn Instituto Federal do Paraná
Palavras-chave: Redes Sociais. Varejo de Moda. Consumo de Moda. Moda em Redes Sociais.

Resumo

As redes sociais simplificam o contato e facilitam a aproximação entre os comerciantes e os clientes. Atualmente, elas são utilizadas pelas empresas como forma de se diferenciar e atingir um maior número de consumidores através da divulgação de produtos. Diversos produtos são ofertados nas redes sociais e para saber como isso ocorre é necessário entender o lado dos lojistas. Assim, este trabalho tem por objetivo analisar como as redes sociais interferem no processo de divulgação e vendas de um comércio. Trata-se de uma pesquisa qualitativa e exploratória, com coleta de dados e pesquisa bibliográfica e empírica. Optou-se por entrevista com lojistas das cidades de Ibirama e Vidal Ramos para a coleta dos dados, que foram tratados através da análise de conteúdo de Bardin (1977). Os resultados identificaram que o uso das redes sociais, especialmente o Facebook, auxilia na fidelização do cliente e interfere positivamente no faturamento da loja, seja pela venda efetiva na rede social, ou pela utilização da rede social como uma vitrine, de forma a trazer os clientes para a loja física.

Biografia do Autor

Emily Filippi, Instituto Federal Catarinense
Graduação em Moda, Possui ensino-medio-segundo-graupela Escola de Educação Básica Cacilda Guimarães(2012). Tem experiência na área de Desenho Industrial, com ênfase em Desenho de Produto.
Danila Cristiane Marques Sanches Dockhorn, Instituto Federal do Paraná
Possui graduação em Moda pela Universidade Estadual de Maringá (2006). Pós-Graduação em Moda e Gestão pelo Senai - Blumenau. Mestre em Administração na Fundação Regional de Blumenau. Atualmente é docente do curso técnico em Produção de Moda Instituto Federal  do Paraná e professora convidada no curso de Especialização em Moda no Instituto Federal Catarinense - Campus Ibirama.

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Publicado
2017-10-04
Como Citar
FILIPPI, E.; MARQUES SANCHES DOCKHORN, D. C. REDES SOCIAIS: a percepção de lojistas da influência das redes sociais nas vendas do varejo de moda. Encontro Internacional de Gestão, Desenvolvimento e Inovação (EIGEDIN), v. 1, n. 1, 4 out. 2017.