TODA EMPRESA PRECISA INVESTIR EM COMUNICAÇÃO EMPRESARIAL EXTERNA? A importância dos objetivos da empresa e da satisfação do cliente

  • Luciano Adriano Mielke Universidade Federal de Mato Grosso do Sul - UFMS
  • Fabio Prates dos Santos Universidade Federal de Mato Grosso do Sul - UFMS
  • Rafael dos Santos Fernandes Universidade Federal de Mato Grosso do Sul - UFMS
  • Osmar Alves Sobrinho Universidade Federal de Mato Grosso do Sul - UFMS
  • Cleiton Souza da Conceição Universidade Federal de Mato Grosso do Sul - UFMS
  • Jaiane Aparecida Pereira Universidade Federal de Mato Grosso do Sul - UFMS
Palavras-chave: Comunicação empresarial, Satisfação dos clientes, Relato de prática, Posto de combustíveis.

Resumo

Apesar da importância atribuída pelos autores à comunicação externa da empresa e tomando por base os diferentes tipos de organização, porte e ramos de atividade, questiona-se toda empresa precisa investir em comunicação empresarial externa? Para tentar entender a importância da comunicação externa e sua relação com os objetivos da empresa e com a satisfação dos clientes, optou-se por estudar um posto de combustíveis localizado na cidade de Naviraí-MS. Como resultados, evidenciou-se que os clientes estão satisfeitos com a empresa e que a empresa não tem como objetivo aumentar o fluxo de clientes, pois sua estrutura atual não permite essa expansão. Sendo assim, discute-se que, apesar da importância da comunicação empresarial adequada, é necessário saber quais os objetivos da empresa e se os clientes estão satisfeitos com o serviço prestado.

Biografia do Autor

Luciano Adriano Mielke, Universidade Federal de Mato Grosso do Sul - UFMS
Acadêmico de Administração na UFMS - Câmpus de Naviraí
Fabio Prates dos Santos, Universidade Federal de Mato Grosso do Sul - UFMS
Acadêmico de Administração na UFMS - Câmpus de Naviraí
Rafael dos Santos Fernandes, Universidade Federal de Mato Grosso do Sul - UFMS
Acadêmico de Administração na UFMS - Câmpus de Naviraí
Osmar Alves Sobrinho, Universidade Federal de Mato Grosso do Sul - UFMS
Acadêmico de Administração na UFMS - Câmpus de Naviraí
Cleiton Souza da Conceição, Universidade Federal de Mato Grosso do Sul - UFMS
Acadêmico de Administração na UFMS - Câmpus de Naviraí
Jaiane Aparecida Pereira, Universidade Federal de Mato Grosso do Sul - UFMS

Doutoranda em Administração pela Universidade Estadual de Maringá - UEM

Professora da Universidade Federal de Mato Grosso do Sul - UFMS

Referências

BUENO, W. C. Comunicação Empresarial: teoria e prática. São Paulo: Manole, 2003.

DUARTE, J.; SILVA, H. D. Política de comunicação e gestão empresarial: a experiência da EMBRAPA. Organicom, v. 4, n. 6, 2007.

FERREIRA, P., MALHEIROS, Gustavo. Comunicação Empresarial: planejamento, aplicação e resultados. Atlas, 05/2016. VitalBook file.

Publicado
2017-09-05