TODA EMPRESA PRECISA INVESTIR EM COMUNICAÇÃO EMPRESARIAL EXTERNA? A importância dos objetivos da empresa e da satisfação do cliente

Luciano Adriano Mielke, Fabio Prates dos Santos, Rafael dos Santos Fernandes, Osmar Alves Sobrinho, Cleiton Souza da Conceição, Jaiane Aparecida Pereira

Resumo


Apesar da importância atribuída pelos autores à comunicação externa da empresa e tomando por base os diferentes tipos de organização, porte e ramos de atividade, questiona-se toda empresa precisa investir em comunicação empresarial externa? Para tentar entender a importância da comunicação externa e sua relação com os objetivos da empresa e com a satisfação dos clientes, optou-se por estudar um posto de combustíveis localizado na cidade de Naviraí-MS. Como resultados, evidenciou-se que os clientes estão satisfeitos com a empresa e que a empresa não tem como objetivo aumentar o fluxo de clientes, pois sua estrutura atual não permite essa expansão. Sendo assim, discute-se que, apesar da importância da comunicação empresarial adequada, é necessário saber quais os objetivos da empresa e se os clientes estão satisfeitos com o serviço prestado.


Palavras-chave


Comunicação empresarial; Satisfação dos clientes; Relato de prática; Posto de combustíveis.

Texto completo:

PDF

Referências


BUENO, W. C. Comunicação Empresarial: teoria e prática. São Paulo: Manole, 2003.

DUARTE, J.; SILVA, H. D. Política de comunicação e gestão empresarial: a experiência da EMBRAPA. Organicom, v. 4, n. 6, 2007.

FERREIRA, P., MALHEIROS, Gustavo. Comunicação Empresarial: planejamento, aplicação e resultados. Atlas, 05/2016. VitalBook file.


Apontamentos

  • Não há apontamentos.