EXECUÇÃO DO PNAE: um contexto de problemas relatados pela mídia brasileira

  • Paulo Cesar Schotten Universidade Federal de Mato Grosso do Sul - Campus de Nova Andradina.
  • Maria Valdilene dos Santos Schotten Prefeitura Municipal de Nova Londrina PR
  • Solange Fachin Universidade Federal de Mato Grosso do Sul, Campus CPNA
  • Rodrigo Santolini Pesquisador independente
Palavras-chave: PNAE, Educação Básica, Alimentação Escolar

Resumo

O estudo sobre o Programa Nacional de Alimentação Escolar (PNAE) é de profunda relevância e está voltada a preocupação na aplicação de recursos na merenda escolar em busca de garantir pelo menos uma refeição digna no dia, atendendo alunos de escolas públicas e garantindo o mínimo necessário de nutrientes para seu desenvolvimento. A partir dessa preocupação surge o problema de pesquisa adotado para esse estudo que era responder se o programa PNAE tem conseguido atingir completamente seu objetivo de oferecer alimentação saudável e têm atingido satisfatoriamente seu publico alvo? Bibliograficamente foram apresentados os conceitos básicos do programa, legislação e operacionalidade além de apresentar a evolução histórica dos programas de merenda escolar. Para efeito de estudo foram pesquisados sete casos de má aplicação desses recursos e apresentados, demonstrando que nem tudo está perfeito e que problemas acabam por prejudicar o bom andamento do programa. Conclui que o programa é satisfatório, embora na sua operacionalidade problemas explícitos de corrupção, má gestão, incompetência e roubos são detectados. Apresentam-se algumas soluções para o caso e pede-se a discussão do assunto de maneira mais ampla em busca de uma eficiência e satisfação geral da população quanto a aplicação visando atingimento dos objetivos do programa.

Biografia do Autor

Paulo Cesar Schotten, Universidade Federal de Mato Grosso do Sul - Campus de Nova Andradina.
Doutorando em Engenharia da Produção na Universidade Federal de Pernambuco, Mestre em Administração pela Fundação Pedro Leopoldo/MG, especialista em Marketing e Recursos Humanos e graduado em Administração. Autor do Livro O pré-adolescente na decisão de compra: Influenciado e Influenciador, lançado em 2015 pela editora NEO. Professor universitário desde 2001.
Maria Valdilene dos Santos Schotten, Prefeitura Municipal de Nova Londrina PR
Professora do Ensino Fundamental.
Solange Fachin, Universidade Federal de Mato Grosso do Sul, Campus CPNA
Doutora em Administração. Professora do Curso de Administração da UFMS/CPNA.
Rodrigo Santolini, Pesquisador independente
Administrador, Mestre em Desenvolvimento Regional.

Referências

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Publicado
2018-12-04
Como Citar
SCHOTTEN, P. C.; SCHOTTEN, M. V. DOS S.; FACHIN, S.; SANTOLINI, R. EXECUÇÃO DO PNAE: um contexto de problemas relatados pela mídia brasileira. Encontro Internacional de Gestão, Desenvolvimento e Inovação (EIGEDIN), v. 2, n. 1, 4 dez. 2018.
Seção
Artigo Completo - Gestão de organizações públicas, privadas e do terceiro setor