OS IMPACTOS DA MODERNIDADE LÍQUIDA NA CAPACITAÇÃO TÉCNICA E INTELECTUAL DOS DOCENTES: Uma análise envolvendo a educação nas áreas de informática, ciências humanas e da saúde.

Ubiratan Ribeiro Martins Neto, Flávio Félix Medeiros, André Carvalho Baida

Resumo


Com o apogeu da globalização é notório que os saberes, de maneira geral, são construídos por demandas sociais e econômicas que exigem agilidade no seu atendimento. Contudo, tal exigência pode produzir um saber oscilante e pouco consistente. O sociólogo Bauman afirma que vivemos um período no qual as coisas são muito transitórias e fluídas, nada é feito para durar, contrapondo-se ao período anterior, o qual o sociólogo chama de modernidade sólida. Este trabalho tem como objetivo analisar os impactos oriundos da modernidade líquida na capacitação técnica e intelectual do docente das áreas de informática, ciências humanas e ciências da saúde. As análises e discussões propostas serão feitas mediante uma pesquisa bibliográfica sistemática das obras: O mal estar da pós modernidade, Tempos líquidos e Quarenta e quatro cartas do mundo líquido do sociólogo Zygmunt Bauman. Também serão realizadas pesquisas em vários artigos do campo da educação nas áreas da informática, ciências sociais e da saúde. Como resultados esperados pretende-se sugerir possibilidades para que os desafios contemporâneos no campo da educação, principalmente considerando as áreas da informática, ciências sociais e da saúde, possam ser trabalhados pelos docentes de maneira que estes possam se adequar às realidades desse momento histórico.


Palavras-chave


Modernidade líquida; Capacitação técnica do docente; Informática; Ciência sociais; Ciências da saúde.

Texto completo:

PDF

Referências


BAUMAN, Zygmunt, Modernidade Líquida., Rio de Janeiro, Ed. Jorge Zahar, 2001.

BAUMAN, Zygmunt. O mal estar da pós-modernidade., Rio de Janeiro, Ed. Jorge Zahar, 1998.

HAGEMEYER, Regina Cely de Campos. Dilemas e desafios da função docente na sociedade atual: os sentidos da mudança., Educar, Curitiba, n. 24, p. 67-85, Editora UFP, 2004.

BAUMAN, Zygmunt. Globalização: as consequências humanas., Rio de Janeiro, Ed. Jorge Zahar, 1999.

BAUMAN, Zygmunt. 44 cartas do mundo líquido., Rio de Janeiro, Ed. Jorge Zahar, 2011.

BAUMAN, Zygmunt. Tempos líquidos., Rio de Janeiro, Ed. Jorge Zahar, 2007.

BEZERRA JUNIOR, Elias et al. O desafio da prática docente sem a formação de licenciatura em computação. Instituto Federal do Tocatins, 5° Jornada de Iniciação Científica e Extensão, ISSN 2179-5649, 2014.

BATISTA, Eraldo et al. Desafios e Perspectivas das Ciências Humanas na Atuação e na Formação Docente, Paco Editorial, Jundiaí, 2012.

LOTTERMANN, Karla Siqueira. Trabalho docente em saúde: Desafios e perspectivas, Universidade Feral de Goiás, Programa de pós-graduação em ciências da saúde, Goiânia, 2016.


Apontamentos

  • Não há apontamentos.