UMA ANÁLISE DA TEORIA DOS CUSTOS DE TRANSAÇÃO NA EXPERIÊNCIA DE COMPRA NO ALIEXPRESS

  • Ana Carolina Molina UNIVERSIDADE ESTADUAL DE MARINGA
  • Deisy Cristina Corrêa Igarashi Universidade estadual de maringá
Palavras-chave: AliExpress, Racionalidade Limitada, Oportunismo

Resumo

Esta pesquisa tem como objetivo geral compreender como se configura a transação sob a os clientes brasileiros da plataforma AliExpress. No referencial téorico, o estudo se propõe a refletir sobre a influencia da Teoria dos Custos de Transação (ECT) atrelada à Nova Economia Institucional, relacionando ao objeto empírico AliExpress. Na metodologia foram empregadas de maneiras combinadas técnicas de pesquisa qualitativa – entrevista – e quantitiva (questionário e MCDA) para o cumprimento dos objetivos específicos.  A metodologia exemplificada foi baseada na interpretação dos dados, condizendo com a vivência dos consumidores que, ao menos uma vez, realizou a compra na plataforma online.  Conclui-se que, os pressupostos comportamentais, racionalidade limitada e oportunismo, estão presentes na transação pelo elemento da incerteza, uma vez que, mesmo segmentando a análise em dois cenários possíveis, o oportunismo é mais evidenciado, mas o segundo elemento também se faz presente em menor grau. 

Biografia do Autor

Ana Carolina Molina, UNIVERSIDADE ESTADUAL DE MARINGA
Mestranda na Universidade Estadual de Maringá
Deisy Cristina Corrêa Igarashi, Universidade estadual de maringá
Bacharel Em Ciências Contábeis pela Universidade Estadual de Maringá (2001), mestrado em Engenharia de Produção pela Universidade Federal de Santa Catarina (2003), mestrado em Contabilidade pela Universidade Federal de Santa Catarina (2007) e doutorado em Engenharia de Produção pela Universidade Federal de Santa Catarina (2009). Atualmente é professora adjunta na Universidade Estadual de Maringá. Tem experiência na área de Administração.

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Publicado
2018-12-18
Como Citar
MOLINA, A. C.; CORRÊA IGARASHI, D. C. UMA ANÁLISE DA TEORIA DOS CUSTOS DE TRANSAÇÃO NA EXPERIÊNCIA DE COMPRA NO ALIEXPRESS. Encontro Internacional de Gestão, Desenvolvimento e Inovação (EIGEDIN), v. 2, n. 1, 18 dez. 2018.
Seção
EIXO 3 - Artigo Completo - Gestão de Organizações Públicas e Políticas Públicas