PLANO DE CARGO E SALARIOS: UM ESTUDO SOBRE A APLICAÇÃO EM UMA INDÚSTRIA DE MÁQUINAS ÓTICAS.
Resumo
O objetivo da presente pesquisa foi estudar a aplicação do plano de cargos e salários um uma indústria de máquinas óticas localizada no noroeste do Estado do Paraná - Brasil. Para que o objetivo fosse atingido, bibliograficamente foi apresentado os conceitos e suas variáveis dos temas: administração de recursos humanos, administração de cargos e salários bem como a análise (método de coleta de informação sobre cargos e metodologia para análise de dados) e descrição de cargos. Metodologicamente, essa pesquisa é caracterizada como descritiva, quanto aos procedimentos técnicos trata-se de um estudo de campo. No levantamento de dados foi observada a aplicação efetiva do modelo e foi constatado que não existe um Plano de Cargos e Salários formal, contudo existem alguns meios informais que a empresa adere para suprir essa carência. Como respostas ao trabalho foram apresentadas algumas considerações sobre o estado atual da organização quanto aos seus procedimentos e apresentadas sugestões que, se aplicadas poderão resultar em melhorias.
Referências
Referências Bibliográficas
ALBUQUERQUE, Lindolfo Galvão. Administração Salarial e Aspectos Comportamentais em Instituições de Pesquisa e Desenvolvimento. Tese de Doutorado. São Paulo: FEA/USP, 1982.
BARBIERI, Ugo Franco. Gestão de Pessoas nas Organizações: Práticas atuais sobre o RH Estratégico. São Paulo: Atlas, 2012.
BOAS, A. A. V; ANDRADE, R. O. B. Gestão Estratégica de Pessoas. Rio de Janeiro: Elsevier, 2009.
BOHLANDER, G. S.; SNELL, S.; SHERMAN, A.Administração de Recursos Humanos. São Paulo: Cengage Learning, 2009.
CHIAVENATO, Idalberto. Recursos Humanos. Edição Compacta, 3. ed. São Paulo: Atlas, 1994.
FRANÇA, Ana Cristina Limongi. Práticasde Recursos Humanos- PRH: Conceitos, ferramentas e procedimentos. 1. ed. São Paulo: Atlas, 2012.
GIL, ANTÔNIO CARLOS. Como Elaborar Projetos de Pesquisa. 4. ed. São Paulo: Atlas, 2002.
LACOMBE, Francisco. Recursos Humanos: Princípios e Tendências. São Paulo: Saraiva, 2005.
MARCONI, M.A; LAKATOS, E. M. Metodologia Científica. 6. ed. São Paulo: Atlas, 2011.
MARRAS, Jean Pierre. Administração de Recursos Humanos:Do operacional ao estratégico. 13. ed. São Paulo: Saraiva, 2009.
MASIERO, Gilmar. Administração de Empresas: Teorias e Funções com Exercícios e Casos. São Paulo: Saraiva, 2007.
MILKOVICH, G. T.; BOUDREAU, J. W. Administração de Recursos Humanos. 1. ed.Editora: Atlas, 2009.
PONTES, Benedito Rodrigues. Administração de cargos e salários.11. ed. São Paulo: LTR, 2005. SAMPIERI, R.H; COLLADO, C. F; LUCIO, P. B. Metodologia de Pesquisa. 3. ed. São Paulo: McGraw-Hill, 2006.
SILVA, Claudio. Apostila: A administração de Cargos e salarios – Tradicional. Disponivel em http://www.administraçãovirtual.com. Acesso em 04/05/2018, às 12:51.
SILVA, Mateus de Oliveira. Manual de gestão de pessoas e equipes. São Paulo: Gente, 2002.
TACHIZAWA, T.; FERREIRA, V. C. P.; FORTUNA, A. A. M. Gestão com Pessoas: Uma abordagem aplicada às estratégias de negócios. 5. ed. Rio de Janeiro: Editora FGV, 2006.
TENÓRIO, Fernando G. Gestão de ONGs: Principais funções gerenciais. 11. ed. Rio de Janeiro: Editora FGV, 2009.