ESTUDO DO ESTILO DE LIDERANÇA ADOTADO EM UMA EMPRESA DO RAMO AGROINDUSTRIAL DO VALE DO IVINHEMA - MS

PAULO CESAR SCHOTTEN, SOLANGE FACHIN, Andrea Menezes Chaves Campos, Rony Junior de Farias Antunes, Magda da Silva Oliveira Cleto

Resumo


Estudo sobre liderança dentro das organizações é de grande importância para os processos, para seu desenvolvimento e conquista de espaço no mundo corporativo. Entender o comportamento dos líderes permite adotar ações corretivas ou até mesmo compreender como as pessoas reagem e se comportam em busca de objetivos e se comprometem com as estratégias organizacionais. Com vistas a isso, o objetivo dessa pesquisa foi identificar o estilo dos líderes de uma empresa do ramo agroindustrial do Vale do Ivinhema, Estado do Mato Grosso do Sul. Para atingir esse objetivo, bibliograficamente foram abordados conceitos de liderança, a teoria da liderança e liderança comportamental e contingencial. Metodologicamente essa pesquisa trata-se de uma pesquisa descritiva quanto ao objetivo e estudo campo quanto aos procedimentos técnicos. Na empresa após aplicação do método de análise foi constatado que a maior parte dos líderes que exercem função dentro da empresa adota o estilo de liderança democrático. Finaliza-se o trabalho por apresentar as limitações do trabalho e sugestões para estudos futuros dentro dessa área de Liderança.


Palavras-chave


Liderança; Estilo de Liderança; Administração

Texto completo:

PDF

Referências


BALDWIN, Timothy; RUBIN, Robert.; BOMMER, William. Desenvolvimento de Habilidades Gerenciais. 1º edição. Rio de Janeiro: Elsevier, 2008.

CHIAVENATO, Idalberto. Gerenciando com as pessoas: Transformando o Executivo em um Excelente Gestor de Pessoas. 1º edição. Rio de Janeiro: Elsevier - Ed. Campus, 2005.

CHIAVENATO, Idalberto. Recursos Humanos: O Capital Humano das Organizações. 1º edição. São Paulo: Atlas, 2006.

GIL, Antônio Carlos. Como Elaborar Projetos de Pesquisa. 4° edição. São Paulo: Atlas S.A, 2002.

GIL, Antônio Carlos. Como Elaborar Projetos de Pesquisa. 5º edição. São Paulo: Atlas, 2016.

LACOMBE, Francisco.; HEILBORN, Gilberto. Administração: Princípios e Tendência. 1º edição. São Paulo: Saraiva, 2008.

LAKATOS, Eva Maria; MARCONI, Marina de Andrade. Fundamentos de Metodologia Científica. 7º edição. São Paulo: Atlas, 2010.

MARRAS, Jean Pierre. Administração de Recursos Humanos. 13º edição, São Paulo: Saraiva 2009.

MAXIMINIANO, Antônio Cesar Amaru. Introdução a Administração. 1º edição. São Paulo: Atlas S.A, 2008.

MONTANA, Patrick J.; CHARNOV, Bruce H. Administração. 3º edição, São Paulo: Saraiva, 2009.

OLIVEIRA, Marco A. Comportamento Organizacional para a Gestão de Pessoas. 1º edição, São Paulo: Saraiva, 2011.

VOIGTLAENDER, Karin.; BEILER, Graziele.; WALKOWSKI, Marcelo. Liderança e Motivação nas Organizações. Disponível em http://www.convibra.org/upload/paper/adm/adm_2911.pdf. Acesso em 14/04/2018, às 22h15min.


Apontamentos

  • Não há apontamentos.