COMPORTAMENTO DE COMPRA DO CONSUMIDOR DE SUPERMERCADO: reconhecimento da necessidade de compra

Luciana Daiane Aleixo de Freitas, Patrícia Martins de Souza, Edrilene Barbosa Lima Justi, Jamson Justi, Jadson Justi

Resumo


O processo de decisão de compra começa quando há uma necessidade, que é ativada ou reconhecida, que faz com que o consumidor chegue à conclusão de que ele realmente necessita fazer algo que satisfaça este estímulo percebido. Desta forma o problema deste trabalho é: como o consumidor identifica a necessidade de compra em um supermercado? Sendo assim, o objetivo geral desta pesquisa é analisar o comportamento de compra do consumidor da cidade de Nova Andradina, através do reconhecimento das necessidades a partir de uma compra de supermercado. A pesquisa teve abordagem qualitativa, com entrevista a partir de um roteiro semiestruturado em que foram entrevistados 10 clientes escolhidos aleatoriamente quando estavam indo realizar uma compra no supermercado, no município de Nova Andradina-MS. Como resultado, os entrevistados disseram que identificam a necessidade de irem ao supermercado quando são atraídos por promoções, que realizam uma compra através de influência de familiares e amigos e que identificam a necessidade de ir ao supermercado quando percebem a falta de um produto.

Palavras-chave


Comportamento do consumidor; Reconhecimento de necessidades de compra; Supermercado

Texto completo:

PDF

Referências


KOTLER, P.; KELLER, K. L. Administração de marketing. 12 ed. São Paulo: Pearson Prentice Hall, 2006.

KOTLER, P.; ARMSTRONG, G. Princípios de Marketing. 15 ed. São Paulo: Saraiva, 2013.

RICHERS, R. O enigmático mas indispensável consumidor: teoria e prática. Revista de Administração, v. 19, n. 3, p. 46-56, 1984.

SCHIFMAN, L. G.; KANUK, L. Comportamento do consumidor. 9. Ed. Rio de Janeiro: LTC, 2009.

SHETH, N. J.; MITTAL, B.; NEWMAN, I. B. Comportamento do cliente: indo além do comportamento do consumidor. São Paulo: Atlas, 2001.

SOLOMON, M. R. O comportamento do consumidor: comprando, possuindo e sendo. 9. Ed. Porto Alegre: Bookman, 2011.


Apontamentos

  • Não há apontamentos.