COMPORTAMENTO DO CONSUMIDOR: a influência do local na escolha de uma lanchonete

  • Hugo Vinícius Colman Soares Universidade Federal de Mato Grosso do Sul
  • Jeniffer Monteiro Cruz Universidade Federal de Mato Grosso do Sul
  • Thiago Henrique Timoteo Universidade Federal de Mato Grosso do Sul
  • Graciele Guilherme da Silva Universidade Federal de Mato Grosso do Sul
  • Edrilene Barbosa Lima Justi Universidade Federal de Mato Grosso do Sul
  • Jamson Justi Universidade Federal de Mato Grosso do Sul
  • Jadson Justi Universidade Federal do Amazonas
Palavras-chave: Comportamento do consumidor, Processo de compra, Lanchonetes

Resumo

A indústria de alimentos no Brasil corresponde a aproximadamente 10% do PIB em faturamento líquido de impostos, segundo a Associação Brasileira das Indústrias de Alimentos. Nesse caso, é essencial para as organizações envolvidas no setor utilizar-se de ferramentas que possam garantir o sucesso de seus empreendimentos, incluindo serviços de lanchonetes. Neste contexto, o objetivo deste trabalho é identificar os principais fatores referentes ao ambiente físico que influenciam na tomada de decisão do consumidor em relação a escolha de um local do ramo de lanches. Para tanto, foi feita uma pesquisa quantitativa e descritiva nos municípios de Batayporã, MS e Nova Andradina, MS. Conclui-se que um ambiente limpo, oferta de entretenimento e uma boa localização, principalmente na área central da cidade, influenciam a escolha do consumidor.

Biografia do Autor

Hugo Vinícius Colman Soares, Universidade Federal de Mato Grosso do Sul
Acadêmico do Curso de Administração UFMS/CPNA
Jeniffer Monteiro Cruz, Universidade Federal de Mato Grosso do Sul
Acadêmica do Curso de Administração UFMS/CPNA
Thiago Henrique Timoteo, Universidade Federal de Mato Grosso do Sul
Acadêmico do Curso de Administração UFMS/CPNA
Graciele Guilherme da Silva, Universidade Federal de Mato Grosso do Sul
Acadêmica do Curso de Administração UFMS/CPNA
Edrilene Barbosa Lima Justi, Universidade Federal de Mato Grosso do Sul
Professora Adjunta do Curso de Administração UFMS/CPNA
Jamson Justi, Universidade Federal de Mato Grosso do Sul
Professor Assistente do Curso de Administração UFMS/CPNA
Jadson Justi, Universidade Federal do Amazonas
Professor Assistente do Instituto de Ciências Sociais, Educação e Zootecnia da UFAM

Referências

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Publicado
2018-12-21
Como Citar
COLMAN SOARES, H. V.; MONTEIRO CRUZ, J.; TIMOTEO, T. H.; GUILHERME DA SILVA, G.; BARBOSA LIMA JUSTI, E.; JUSTI, J.; JUSTI, J. COMPORTAMENTO DO CONSUMIDOR: a influência do local na escolha de uma lanchonete. Encontro Internacional de Gestão, Desenvolvimento e Inovação (EIGEDIN), v. 2, n. 1, 21 dez. 2018.
Seção
Resumo Expandido - Gestão de organizações públicas, privadas e do terceiro setor