COMPORTAMENTO DO CONSUMIDOR: a influência do local na escolha de uma lanchonete

Hugo Vinícius Colman Soares, Jeniffer Monteiro Cruz, Thiago Henrique Timoteo, Graciele Guilherme da Silva, Edrilene Barbosa Lima Justi, Jamson Justi, Jadson Justi

Resumo


A indústria de alimentos no Brasil corresponde a aproximadamente 10% do PIB em faturamento líquido de impostos, segundo a Associação Brasileira das Indústrias de Alimentos. Nesse caso, é essencial para as organizações envolvidas no setor utilizar-se de ferramentas que possam garantir o sucesso de seus empreendimentos, incluindo serviços de lanchonetes. Neste contexto, o objetivo deste trabalho é identificar os principais fatores referentes ao ambiente físico que influenciam na tomada de decisão do consumidor em relação a escolha de um local do ramo de lanches. Para tanto, foi feita uma pesquisa quantitativa e descritiva nos municípios de Batayporã, MS e Nova Andradina, MS. Conclui-se que um ambiente limpo, oferta de entretenimento e uma boa localização, principalmente na área central da cidade, influenciam a escolha do consumidor.


Palavras-chave


Comportamento do consumidor; Processo de compra; Lanchonetes

Texto completo:

PDF

Referências


ABIA. Associação Brasileira da Indústria de Alimentos. Números do setor: faturamento 2017. Disponível em: https://www.abia.org.br/vsn/anexos/faturamento2017.pdf. Acesso em: 10 de maio de 2018.

CHURCHILL, G. A. Marketing: criando valor para o cliente. 3 ed. São Paulo: Saraiva, 2013.

FALCÃO, N. O. et al. Análise das estratégias adotadas por uma lanchonete no município de Natal/RN. In: X Simpósio de Excelência em Gestão e Tecnologia. Resende, RJ, 2013. Anais... Resende, RJ, 2013. Disponível em: https://www.aedb.br/seget/artigos2013.php?pag=159. Acesso em: 20 de maio de 2018.

GIL, A. C. Métodos e técnicas de pesquisa social. 5. ed. São Paulo: Atlas, 2006.

KOTLER, P.; KELLER, K. L. Administração de marketing. 5 ed. São Paulo: Atlas, 1998.

KOTLER, P.; KELLER, K. L. Administração de marketing: a edição do novo milênio. São Paulo: Prentice Hall, 2000.

MOWEN, J. C.; MINOR, M. S. Comportamento do Consumidor. 1 ed. São Paulo: Prentice Hall, 2003.

ROESCH, S. M. A. Projetos de estágio e de pesquisa em administração. 3. ed. São Paulo: Atlas, 2006.


Apontamentos

  • Não há apontamentos.