DIAGNÓSTICO DA GESTÃO ESTRATÉGICA EM MICRO E PEQUENAS EMPRESAS: um estudo multicasos

Vaniele Coelho de Souza, Daniela Freitas de Oliveira, Andréia Maria Kremer, Rafael Todescato Cavalheiro

Resumo


O objetivo deste estudo foi aplicar o modelo de diagnóstico de gestão estratégica proposto por Vieira (2002) em multicasos no contexto de Micro e Pequenas Empresas (MPEs), localizadas no interior do estado do Mato Grosso do Sul (MS). Os dados foram coletados por meio de questionário e analisados através das técnicas de análise de conteúdo. Após a utilização empírica do modelo, foi possível verificar que o instrumento desenvolvido para análise da gestão estratégica das MPEs é aplicável e de fácil entendimento e utilização atendendo a necessidade de um grande grau de simplificação mencionado por Sharma (2011). Os resultados sugerem que as empresas analisadas apresentam diferentes características em relação a gestão estratégica, considerando os aspectos comportamento organizacional, acesso a informações, formação de competências, modos de formular estratégias e interfuncionalidade. Os principais problemas identificados, que impactam nos demais fatores, são a falta de acesso a informações internas e externas e a falta de participação de todos os membros da organização na definição de estratégias.


Palavras-chave


Gestão Estratégica; Competências; Comportamento Organizacional; PMEs.

Texto completo:

PDF

Referências


ANDRADE, A. R. Planejamento Estratégico: formulação, implementação, controle. São Paulo: Atlas, 2012.

ANSOFF, I. H. A Nova Estratégia Empresarial. São Paulo-SP: Atlas, 1990.

ATUAHENE-GIMA, K. Resolving the Capability: Rigidity Paradox in New Product Innovation. Journal of Marketing, v. 69, n. 4, p. 61–83, 2005.

BARBOSA, R. R. Monitoração Ambiental: uma visão interdisciplinar. Revista de Administração, v. 32, n. 4, p. 42–53, 1997.

BARDIN, L. Análise de Conteúdo. São Paulo: Edições 70, 2011.

BOWDITCH, J. L.; BUONO, A. F. Elementos do comportamento organizacional. São Paulo: Pioneira Thomson Learning, 2002.

CHEN, H.; MATTIODA, D. D.; DAUGHERTY, P. J. Firm-wide integration and firm performance. The International Journal of Logistics Management, v. 18, n. 1, p. 5–21, 2007.

CHEREAU, P. Strategic Management of Innovation in Manufacturing SMEs: Exploring the Predictive Validity of Strategy-Innovation Relationship. International Journal of Innovation Management, v. 19, n. 1, p. 1550002, 2015.

COOPER, A. C. Strategic management: New ventures and small business. Long Range Planning, v. 14, n. 5, p. 39–45, 1981.

CRUCERU, A. SMEs and strategic management based on knowledge. Romanian Economic and Business Review, v. 10, n. 2, p. 147–154, 2015.

DAFT, R. L. Administração. 4. ed. Rio de Janeiro: LTC, 1999.

DRUCKER, P. O melhor de Peter Drucker: A Administração. São Paulo: Nobel, 2001.

ELKHOULY, S.; MARWAN, R. Defining the Organizational Culture that Drives Strategic Innovation in Micro, Small and Medium Enterprises in Egypt. Competition Forum, v. 14, n. 2, p. 38–47, 2016.

ENTRIALGO, M.; FERNÁNDEZ, E.; VÁZQUEZ, C. J. Linking entrepreneurship and strategic management: Evidence from Spanish SMEs. Technovation, v. 20, n. 8, p. 427–436, 2000.

FU, H.-P. et al. The critical success factors affecting the adoption of inter-organization systems by SMEs. Journal of Business & Industrial Marketing, v. 29, n. 5, p. 400–416, 2014.

GHOBADIAN, A.; GALLEAR, D. Total quality management in SMEs. The International Journal of Management Science, v. 24, n. 1, p. 83–106, 1996.

GONÇALVES, G. V. et al. Configurações Estratégicas em MPES: Uma análise da atuação de mulheres empreendedoras do setor de serviços de Londrina - PR. Revista de Administração da UFSM, v. 5, n. 4, p. 652–667, 2017.

HUANG, X.; BROWN, A. An analysis and classification of problems in small business. International Small Business Journal, v. 18, n. 1, p. 73–85, 1999.

KALKAN, A.; BOZKURT, Ö. Ç. The Choice and Use of Strategic Planning Tools and Techniques in Turkish SMEs According to Attitudes of Executives. 9th International Strategic Management Conference. Anais...Elsevier B.V., 2013

KALKHOURAN, A. A. N. et al. A Conceptual Framework for Assessing the Use of Strategic Management Accounting in Small and Medium Enterprises. Global Business and Organizational Excellence, v. 35, n. 1, p. 45–54, 2015.

KARADAG, H. Financial Management Challenges In Small And Medium-Sized Enterprises: A Strategic Management Approach. EMAJ: Emerging Markets Journal, v. 5, n. 1, p. 26–40, 2015.

KUTLLOVCI, E.; SHALA, V. The Role of Strategic Management on Small Business Growth in Kosova. International Journal of Business and Social Research, v. 3, n. 4, p. 87–92, 2003.

KYOBE, M. The influence of strategy-making types on IT alignment in SMEs. Journal of Systems and Information Technology, v. 10, n. 1, p. 22–38, 2008.

LESCA, H.; ALMEIDA, F. C. DE. Administração estratégica da informação. Revista de Administração, v. 29, n. 3, p. 66–75, 1994.

LIBERMAN-YACONI, L.; HOOPER, T.; HUTCHINGS, K. Toward a Model of Understanding Strategic Australian Information Technology Sector. Journal of Small Business Management, v. 48, n. 1, p. 70–95, 2010.

MARTINS, G. A.; THEOPHILO, C. R. Metodologia de investigação cientifica para ciências sociais aplicadas. 2. ed. São Paulo: Atlas, 2009.

MEUNIER-FITZHUGH, K. LE; PIERCY, N. F. Exploring collaboration between sales and marketing. European Journal of Marketing, v. 41, n. 7–8, p. 939–955, 2007.

MILES, R. E.; SNOW, C. C. Organizational strategy, structure and process. New York: McGraw-Hill, 1978.

MINTZBERG, H. Strategy-Making in Three Modes. California Management Review, v. 16, n. 2, p. 44–53, 1973.

MINTZBERG, H. The fall and rise of strategic planning. Harvard Business Review, v. 72, n. 1, p. 107–114, 1994.

MITCHELL, R. et al. A framework for SME retail branding. Journal of Marketing Management, v. 31, n. 17–18, p. 1818–1850, 2015.

OLIVEIRA, D. P. R. Planejamento Estratégico: Conceitos, metodologia e práticas. São Paulo: Atlas, 1998.

PADULA, A. D.; VADON, J. Uma metodologia de diagnóstico organizacional global para a consultoria de gestão em pequenas e médias empresas. Revista de Administração, v. 31, n. 1, p. 32–43, 1996.

PAGELL, M. Understanding the factors that enable and inhibit the integration of operations, purchasing and logistics. Journal of Operations Management, v. 22, n. 5, p. 459–487, 2004.

POURNASIR, S. Key Success Factors of Strategic Managemnt Implementation in SMES in Iran. Journal of International Studies, v. 6, n. 2, p. 65–78, 2013.

ROBBINS, S. P. Comportamento organizacional. São Paulo: Prentice Hall, 2002.

SAMPAIO, L. E. T.; MARQUES, H. R. A Importância do Planejamento Tributário nas Micro e Pequenas Empresas. Revista Controle - Doutrina e artigos, v. 13, n. 1, p. 199–217, 2015.

SANTOS, V.; DOROW, D. R.; BEUREN, I. M. Práticas gerenciais de micro e pequenas empresas. Revista Ambiente Contábil, v. 8, n. 1, p. 153–186, 2016.

SENGE, P. A quinta disciplina: arte, teoria e prática da organização de aprendizagem. São Paulo-SP: Best Seller, 1990.

SHARMA, G. Do SMEs need to strategize? Business Strategy Series, v. 12, n. 4, p. 186–194, 2011.

SOARES, M. L.; TEIXEIRA, O. R. E P.; PELISSARI, A. S. Uma Aplicação Da Tipologia De Miles E Snow No Setor Hoteleiro De Florianóplis , Sc. Revista Administração UFSM, v. 4, p. 251–267, 2011.

ŠVÁROVÁ, M.; VRCHOTA, J. Strategic Management in Micro, Small and Medium-Sized Businneses in relation to financial success of the enterprise. Acta Universitatis Agriculturae et Silviculturae Mendelianae Brunensis, v. LXI, n. 7, p. 2859–2866, 2013.

TACHIZAWA, T.; FARIA, M. S. Criação de novos negócios. Rio de Janeiro: Editora FGV, 2002.

UPSON, J. W.; GREEN, K. M. Dragons, Goliaths, and Cowboys: A view of small business competition. Organizational Dynamics, v. 46, n. 3, p. 171–181, 2017.

VARGO, S. L.; LUSCH, R. F. Evolving to a New Dominant Logic for Marketing. Journal of Marketing, v. 68, n. 1, p. 1–17, 2004.

VERHUN, A.; VERHUN, M. Strategic Management Analysis in the Eu Countries. Baltic Journal of Economic Studies, v. 3, n. 5, p. 52–60, 2017.

VIEIRA, F. R. C. Dimensões para o diagnóstico de uma gestão estratégica voltada para o ambiente de empresas de pequeno porte. [s.l.] Universidade Federal de Santa Catarina, 2002.

VRCHOTA, J. et al. Influence of strategic management in Czech SMEs and their growth rate. Business Trends, v. 6, n. Special Issue, p. 4–10, 2016.

WEBER, P.; GENESTE, L. A.; CONNELL, J. Small business growth: strategic goals and owner preparedness. Journal of Business Strategy, v. 36, n. 3, p. 30–36, 2015.

ZARIFIAN, P. Objectif compétence. Paris: Liaisons, 1999.


Apontamentos

  • Não há apontamentos.