COMPORTAMENTO DO CONSUMIDOR: percepção da relação consumo e meio ambiente

  • Maria Rita Aragão Melo Universidade Federal de Mato Grosso do Sul
  • Ellen Mary Rocha Universidade Federal de Mato Grosso do Sul
  • Ana Paula Ribeiro Ribas Universidade Federal de Mato Grosso do Sul
  • Edrilene Barbosa Lima Justi Universidade Federal de Mato Grosso do Sul
  • Jamson Justi Universidade Federal de Mato Grosso do Sul
  • Jadson Justi Universidade Federal do Amazonas
Palavras-chave: Comportamento do consumidor, Sustentabilidade, Produto.

Resumo

Em face a uma crescente discussão sobre consciência ambiental, há uma possível mudança no comportamento do consumidor e das empresas. Sendo assim, o objetivo deste trabalho é procurar entender como o consumidor se comporta quando se depara com um produto novo no mercado e se há uma preocupação com os impactos ambientais de seu consumo. Para tanto, este trabalho possui tipo de pesquisa descritiva e explicativa, de caráter quantitativo, com instrumento de coleta o uso de questionários entregues a alunos do curso de Administração da Universidade Federal de Mato Grosso de Sul do Campus de Nova Andradina. Por meio dessa pesquisa pode-se concluir que os entrevistados estão atentos à realidade do consumismo versus meio ambiente.

Biografia do Autor

Maria Rita Aragão Melo, Universidade Federal de Mato Grosso do Sul
Acadêmica do Curso de Administração UFMS/CPNA
Ellen Mary Rocha, Universidade Federal de Mato Grosso do Sul
Acadêmica do Curso de Administração UFMS/CPNA
Ana Paula Ribeiro Ribas, Universidade Federal de Mato Grosso do Sul
Acadêmica do Curso de Administração UFMS/CPNA
Edrilene Barbosa Lima Justi, Universidade Federal de Mato Grosso do Sul
Professora Adjunta do Curso de Administração UFMS/CPNA
Jamson Justi, Universidade Federal de Mato Grosso do Sul
Professor Assistente do Curso de Administração UFMS/CPNA
Jadson Justi, Universidade Federal do Amazonas
Professor Assistente do Instituto de Ciências Sociais, Educação e Zootecnia da UFAM

Referências

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SOLOMON, M. R. O comportamento do consumidor: comprando, possuindo e sendo. 7ª ed. Porto Alegre: Bookman, 2008.

Publicado
2019-01-17
Como Citar
ARAGÃO MELO, M. R.; ROCHA, E. M.; RIBEIRO RIBAS, A. P.; BARBOSA LIMA JUSTI, E.; JUSTI, J.; JUSTI, J. COMPORTAMENTO DO CONSUMIDOR: percepção da relação consumo e meio ambiente. Encontro Internacional de Gestão, Desenvolvimento e Inovação (EIGEDIN), v. 2, n. 1, 17 jan. 2019.
Seção
Resumo Expandido - Gestão de organizações públicas, privadas e do terceiro setor