COMPORTAMENTO DO CONSUMIDOR: percepção da relação consumo e meio ambiente

Maria Rita Aragão Melo, Ellen Mary Rocha, Ana Paula Ribeiro Ribas, Edrilene Barbosa Lima Justi, Jamson Justi, Jadson Justi

Resumo


Em face a uma crescente discussão sobre consciência ambiental, há uma possível mudança no comportamento do consumidor e das empresas. Sendo assim, o objetivo deste trabalho é procurar entender como o consumidor se comporta quando se depara com um produto novo no mercado e se há uma preocupação com os impactos ambientais de seu consumo. Para tanto, este trabalho possui tipo de pesquisa descritiva e explicativa, de caráter quantitativo, com instrumento de coleta o uso de questionários entregues a alunos do curso de Administração da Universidade Federal de Mato Grosso de Sul do Campus de Nova Andradina. Por meio dessa pesquisa pode-se concluir que os entrevistados estão atentos à realidade do consumismo versus meio ambiente.

Palavras-chave


Comportamento do consumidor; Sustentabilidade; Produto.

Texto completo:

PDF

Referências


DIAS, S. R. Gestão de marketing. São Paulo: Saraiva, 2003.

KARSAKLIAN, E. Comportamento do consumidor. 2º ed. São Paulo: Atlas, 2004.

KOTLER, P.; KELLER, K. L. Administração de marketing. 12 ed. São Paulo: Pearson Prentice Hall, 2006.

LARENTIS, F. Comportamento do consumidor e marketing de relacionamento. Curitiba: Iesde Brasil S.A., 2009.

SILVA, P.; RIBEIRO, T.; REIS, C. O consumo consciente como fator determinante para a propagação da sustentabilidade na sociedade. Revista de Administração da UNIFATEA, América do Norte, v. 5, n. 5, p. 109-124, jan/dez, 2012. Disponível em: http://publicacoes.fatea.br/index.php/raf/article/view/609/435. Acesso em abril de 2018.

SOLOMON, M. R. O comportamento do consumidor: comprando, possuindo e sendo. 7ª ed. Porto Alegre: Bookman, 2008.


Apontamentos

  • Não há apontamentos.