MATRIZ DE INSUMO-PRODUTO NA GERAÇÃO DE EMPREGO PELO ECOTURISMO NO MUNICÍPIO DE CAMPO GRANDE/MS: aspectos conceituais do estudo

ANTONIO SÉRGIO EDUARDO, WESLEY OSVALDO PRADELLA RODRIGUES, DANIEL MASSEN FRAINER, MARI GISLAINE MOREIRA

Resumo


Este trabalho faz parte de um projeto maior que objetiva construir a Matriz de Insumo-produto do município de Campo Grande MS, através da atividade de Ecoturismo na geração de empregos diretos e indiretos, o objetivo aqui é apenas conceituar turismo, ecoturismo e matriz insumo-produto. Turismo é um fenômeno social que consiste no deslocamento voluntário e temporário de indivíduos ou grupo de pessoas. O Ecoturismo é um segmento da atividade de turismo que utiliza, de forma sustentável, o patrimônio natural e cultural, incentiva sua conservação. A matriz insumo-produto permite identificar os impactos de cada atividade em relação a toda a economia. O município de Campo Grande tem como atividade ecoturismo, trilhas nos parques urbanos e a atividade de observação de aves.


Texto completo:

PDF

Referências


BRASIL. Ecoturismo: Orientações básicas. 2. ed. Brasília: Ministério do Turismo, 2010.

CAMILO, N. Teoria e prática na utilização da Matriz Insumo-produto como ferramenta de pesquisa. RNTI. Revista Negócios e Tecnologia da Informação (Impresso), v. 2, p. 34-50, 2007.

CAMPO GRANDE. Plano Municipal de Turismo de Campo Grande/MS. Campo Grande: SECTUR, 2017.

COOPER, D.R., & SCHINDLER. Métodos de pesquisa em Administração. Porto Alegre: Bookman, 2003.

HAIR JR. J. F.; ANDERSON, R. E.; TATHAM, R. L., &; BLACK, W. Análise multivariada de dados. 5 ed. São Paulo: Bookmam, 2005.

KERLINGER, F. N. (1980). Pesquisa em Ciências Sociais. 10ª Reimpressão. São Paulo: EPU. 2007.

LEONTIEF, W. A economia do Insumo-produto. 3. ed. São Paulo: Nova Cultural, 1988.

MILLER, R.E e BLAIR, P.D. Input-Output Analysis: Foundations and Extensions. Cambridge University Press, 2009.

MOREIRA, J. C. Turismo em áreas naturais e o geoturismo. In. Geoturismo e interpretação ambiental [online]. 1 st ed. ver. and enl. Ponta Grossa: Editora UEPG, 2014, pp. 19-36. Disponível em . Consulta em 09 abr. 2018.

NODARI, M. Z. R., As contribuições do turismo para a economia de Foz de Iguaçu. 2007. Dissertação (Mestrado em Desenvolvimento Econômico) Departamento de Ciências Sociais, Universidade Federal do Paraná. Disponível em Consulta em 30 abr. 2018.

OPPLIGER et al. O potencial turístico para observação da avifauna em três áreas verdes na cidade de Campo Grande, MS. Disponível em < https://rbtur.org.br/rbtur/article/view/789> Consulta em 09 abr. 2018.

PORSSE, A. A. Multiplicadores de impacto na economia gaúcha: aplicação do modelo de insumo-produto fechado de Leontief. Porto Alegre: FEE, 2002. (Documentos FEE, n.52). Disponível em: . Acesso em: Abr. 2018.

SOUZA, P. I. A. de. Setor de Turismo, desenvolvimento econômico e desigualdade de renda: Um estudo para a região Nordeste do Brasil a partir da Matriz Insumo-produto Inter-regional. 2014. Tese (Doutorado em Economia) – Programa de Pós-Graduação em Economia, Universidade Federal de Pernambuco. Disponível em Consulta em 05 abr. 2018.


Apontamentos

  • Não há apontamentos.