APLICAÇÃO E MONITORAMENTO DE BOAS PRÁTICAS DE FABRICAÇÃO EM UMA COOPERATIVA AGROINDUSTRIAL DE NAVIRAÍ/MS

LUANA KESIA FIALHO, Mariana Manfroi Fuzinatto

Resumo


O trabalho foi realizado no município de Naviraí/MS com o objetivo de aplicar as noções básicas para os cooperados e manipuladores de alimentos das formas corretas de aplicação, monitoramento e elaboração de procedimento operacional padronizado (POP), Boas Práticas de Fabricação (BPF), Boas Práticas de Manipulação (BPM). Aplicando cartilha, palestras, treinamentos e elaboração de um material informativo com fundamento na Resolução RDC Nº 216 de15 setembro de 2004para incentivar a adoção de ações corretivas. O monitoramento e cumprimento das ações descritas neste trabalho foram realizados na cooperativa, em forma de avaliações diárias das condições de saúde, higiene e apresentação pessoal dos colaboradores, estabelecendo o acompanhamento do programa de controle, e por fim, mantendo atualizada uma lista com o nome dos cooperados treinados, e foram observados que alguns pontos aonde são elaborados os alimentos apresentavam falha, inclusive na sua própria elaboração. Constatou-se que a cooperativa avaliada no município de Naviraí carece de determinados grau de conhecimentos relacionados às Boas Práticas de Manipulação (BPM) e medidas preventivas como treinamentos, palestras e acompanhamento que contribuirão com os cooperados no sentido de garantir a qualidade dos seus produtos por meio de ações corretivas, sem risco ao consumidor.


Palavras-chave


Manipuladores; Alimentos; Treinamentos.

Texto completo:

PDF

Referências


FLORES, S. A. M; GREGORI, R; SILVEIRA, G. E. Analise da estrutura das cooperativas agroindustriais do Rio Grande do Sul. Disponível em:

. Acesso em: 5 out. 2018

MACHADO. R.L.P DUTRA. A.S. PINTO M.S.V. Boas práticas de fabricação (BPF). Disponível em:

< https://www.embrapa.br/agroindustria-de-alimentos/busca-de-publicacoes/-/publicacao/1028270/boas-praticas-de-fabricacao-bpf>. Acesso em: 5 out. 2018.

RIO, A. P.D; Manual de boas práticas de fabricação em indústria de gelo. Disponível em:

< http://bdm.unb.br/bitstream/10483/206/1/2004_AlessandroPereiraDelRio.pdf>. Acesso em: 5 out. 2018.

STEFANOLLO. R., PENIDO L.S., MARQUES L.E.C. Manual de procedimentos das boas práticas para o serviço de alimentação e nutrição escolar. Disponível em: . Acesso em: 5 out. 2018.

WERNER, T. Manual de boas práticas. Disponível em:

< http://www.ticianawerner.com.br/docs/manualboaspraticas_ticianawerner.pdf>. Acesso em: 5 out. 2018.


Apontamentos

  • Não há apontamentos.